• 23 de novembro de 2024 17:01

Secretaria de Saúde de Taquara identifica focos do mosquito transmissor da dengue

ByRafaela Andrighi

jan 30, 2024

Larvas do Aedes aegypti foram encontradas em 11 diferentes pontos do Município

A Secretaria de Saúde de Taquara anunciou nesta segunda-feira (29) que foram encontrados no Município 11 focos do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Todos estes locais estão na zona urbana, em diversos bairros. A identificação das larvas foi feita pelos agentes de combate a endemias no último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado periodicamente.
“Essa é uma notícia preocupante para o nosso Município, pois estamos em uma época bastante chuvosa, com riscos de acúmulo de água em diversos pontos. Além disso, já há casos confirmados de dengue no Rio Grande do Sul. Portanto, cabe o alerta para que toda a população se mobilize para evitar a proliferação do mosquito, limpando todos os pontos de água parada regularmente”,  alerta a prefeita Sirlei Silveira.

Próximos passos

De acordo com o secretário de Saúde, Dodô Mello, nos próximos dias, serão feitas ações mecânicas em um raio de 300 metros, com o objetivo de incentivar a população a fazer a limpeza periódica de pontos onde há acúmulo de água.
“Além disso, também faremos mutirões de limpeza na próxima semana, em bairros a ser definidos. É fundamental que a comunidade também realize a vigilância de seus pátios semanalmente após as chuvas, e compartilhar este alerta com amigos e vizinhos, para que não tenhamos casos de dengue em Taquara”, comenta.
 

Como prevenir focos do Aedes aegypti

A principal forma de prevenção do Aedes aegypti se dá pela eliminação de criadouros, em locais com água parada, onde as fêmeas colocam os ovos para o nascimento de novos mosquitos.
De acordo com o Ministério da Saúde, sempre que possível, a população deve manter reservatórios de acúmulo de água protegidos com telas, capas e tampas.
Em recipientes como bebedouros para animais domésticos, é recomendada a lavagem com escovação pelo menos uma vez por semana, pois os ovos podem ficar nestes locais por meses se não houver a adequada limpeza.
No caso de vasos de flores, a dica é colocar areia nos pratos. Para o caso de garrafas vazias, a recomendação é de que elas fiquem com a abertura para baixo.
Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *