Retirada dos valores poderá ser feita até 28 de fevereiro, pelo site ou aplicativo do benefício
A população de Taquara que foi afetada pela enchente que atingiu o Município em setembro de 2023 poderá realizar o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A medida foi confirmada após o reconhecimento do Governo Federal sobre situação de emergência vivida no Município em razão do excesso de chuva na ocasião.
Os moradores terão até o dia 28 de fevereiro para fazer a retirada do benefício.
O saque favorece pessoas que vivem nos bairros Eldorado, Empresa (incluindo a região do Loteamento Olaria) e Santa Maria, e que tiveram suas casas inundadas com o excesso de chuvas há quatro meses.
“Através desta medida, muitos moradores que perderam móveis, roupas e eletrodomésticos conseguirão um importante recurso emergencial. Agradeço ao empenho da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, que se dedicou a formalizar o decreto de situação de emergência naquela ocasião, permitindo que agora a população atingida possa se recuperar”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.
Pessoas contempladas
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, neste momento, serão contemplados os moradores que já estavam pré-cadastrados, por ter sido feito um mapeamento aéreo dos espaços onde ocorreu a inundação em setembro.
“Se alguém que foi atingido ficou de fora, essas pessoas devem procurar a Defesa Civil, pois faremos uma busca para avaliar se a casa foi atingida, e se está nos requisitos para habilitação. Posteriormente, conseguiremos fazer um segundo processo de saque do FGTS”, explica.
O contato, por WhatsApp, deve ser feito através do número (51) 99303-8172.
Além disso, o direito ao saque emergencial não contempla no momento as pessoas que foram atingidas pela enchente de novembro do ano passado, pois o processo de reconhecimento da situação de emergência está em análise pelo Governo Federal.
“Este benefício só foi possível porque o Município está regular com a sua Defesa Civil. Nossa situação de emergência foi homologada pelo Estado e reconhecida pela União. É sinal de que trabalhamos com competência para conseguir este reconhecimento”, ressalta o secretário.
Como sacar o FGTS
Matheus completa que o procedimento para a liberação do saque do FGTS deve ser feito de forma online, pelo aplicativo FGTS.
No momento, não é recomendada a ida presencialmente até uma agência da Caixa Econômica Federal, em razão da alta demanda de beneficiários.
No site da Prefeitura de Taquara, é possível acessar a lista de endereços cadastrados para a liberação do saque emergencial do FGTS, bem como o guia sobre como o usuário poderá sacar o valor pelo aplicativo.
Os documentos estão disponíveis neste link: https://l1nk.dev/saquefgtstaquara.