• 20 de setembro de 2024 00:36

Educação de Taquara é líder em recursos extras do Fundeb em toda a região

ByRafaela Andrighi

jan 16, 2024

Valor foi garantido graças a bons desempenhos em indicadores de ensino

A Prefeitura de Taquara foi contemplada em janeiro a receber R$ 1.947.938,45, com recursos extras destinados pelo Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), vinculado ao Governo Federal, através do Ministério da Educação.

O repasse complementar ao Município é o maior entre as cidades da região do Vale do Paranhana, e ocorreu em razão de cinco condicionalidades educacionais que Taquara cumpriu em 2023.

“Essa é uma importante conquista para o Município, que nos últimos três anos se tornou uma referência em educação aqui em nossa região. Estamos muito felizes com todos os esforços feitos pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, para alcançarmos os objetivos estabelecidos pelo Fundeb. Este repasse será fundamental para melhorar a gestão educacional de Taquara”, afirma a prefeita Sirlei Silveira.

Objetivos alcançados

O repasse de mais de R$ 1,9 milhão foi possível através do Valor Aluno Ano Resultado (Vaar), que exige cinco objetivos.

Entre os quais, estão: ter um parâmetro curricular através da Base Nacional Comum Curricular, estabelecimento de critérios transparentes na gestão das escolas, redução das desigualdades sociais, estabelecimento do regime de colaboração com o Governo do Estado, e mais de 80% de participação dos alunos nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Entre os itens exigidos, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Amaral, destaca a presença dos estudantes no Saeb, em que a pasta realizou busca ativa com os alunos no período do teste, para que o Município conseguisse cumprir com a meta estabelecida.

“Desde o início desta Administração Municipal, nos empenhamos com o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. Com iniciativas como a criação do Centro Especializado de Aprendizagem e Pesquisa (Ceap), que atende alunos e professores, com a presença de psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, entre outros profissionais, que auxiliam no desempenho educacional das nossas crianças”, salienta.

Para a secretária, a conquista é resultado da união de esforços dos professores e da Administração Municipal pela melhora da qualidade da educação.

“Vamos continuar com importantes ações, como o fomento ao ensino integral, através da ampliação do Projeto Integra, que atende as crianças no contraturno escolar. Valorizamos cada meta atendida, garantida com muito empenho por todos os que fazem parte da educação de Taquara”, completa.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *