• 20 de setembro de 2024 04:00

Museu de Taquara é contemplado com R$ 250 mil pelo Governo Federal

ByRafaela Andrighi

jan 10, 2024

Município é o único do Rio Grande do Sul ao ser aprovado pelo Edital de Modernização de Museus

O Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, de Taquara, foi contemplado a receber R$ 250 mil, em repasse que será feito pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, do Governo Federal.

O Município foi aprovado após ter participado em dezembro do Edital de Modernização de Museus, sendo o único do Rio Grande do Sul a ter direito ao recebimento da quantia.

A confirmação do repasse foi publicada em 2 de janeiro no Diário Oficial da União.

“Esta é uma notícia que nos enche de orgulho, e que recebemos com muita alegria. Taquara é uma cidade que fará 138 anos em 2024, e que conta com uma rica história, resultado dos diversos povos que compõem o nosso Município. Parabéns aos profissionais da Diretoria de Cultura, e do Museu Histórico Adelmo Trott, que se empenharam incansavelmente para o desenvolvimento do projeto. E agradecemos ao Governo Federal em sermos contemplados com este valor”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

 

Investimentos previstos

O Edital de Modernização de Museus teve 87 inscrições em todo o país, em que Taquara disputou uma das 14 vagas disponíveis.

De acordo com o Diretor de Cultura, Rafael Tourinho, com a verba do Governo Federal, serão adquiridos equipamentos para o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, incluindo computadores e aparelhos para a montagem de um estúdio de gravação.

“Este espaço vai permitir o registro de depoimentos dos taquarenses, num processo de resgate da história oral do Município. No futuro, também poderemos desenvolver podcasts e outros conteúdos para as mídias sociais do museu”, explica.

No projeto encaminhado por Taquara, também está prevista a aquisição de material de consumo, para a conservação e o restauro das peças do acervo do museu.

Outra ação é a elaboração de um jogo pedagógico, valorizando a história do Quilombo do Paredão Baixo, para ser utilizado por turmas escolares durante as visitações do museu.

E, por fim, a verba será utilizada na qualificação da equipe com um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), capacitando os profissionais para o atendimento a pessoas com deficiência auditiva.

“Com a migração para a Casa Vidal, o Museu Municipal atinge um novo patamar de visibilidade, o que nos exige qualificar ainda mais a estrutura da instituição. A verba será extremamente importante para atingirmos esse objetivo”, completa Rafael.

 

Reconhecimento nacional

O chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, que atua no Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, lembra da importância do reconhecimento vindo do Ibram, resultado de um grande esforço coletivo no desenvolvimento do projeto contemplado.

“Isso mostra a seriedade do trabalho desenvolvido pela Administração Municipal. E gera frutos deste importante trabalho. É uma grande honra Taquara ser reconhecida com este projeto. Vamos capacitar ainda mais o nosso museu, para que possa ser qualificado, garantindo a preservação da história da cidade”, frisa.

O Museu Histórico Municipal Adelmo Trott está localizado atualmente na Rua Nelson Renck, 2933, Bairro Centro.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Futuramente, o espaço estará instalado na Casa Vidal, que passa por processo de restauro.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *