Município é o primeiro do Vale do Paranhana a ser enquadrado no programa do governo federal
O Município de Taquara é o único no Vale do Paranhana a ser contemplado na 1ª seleção do novo Minha Casa Minha Vida Faixa 1, para famílias com renda de até dois salários-mínimos.
A informação foi publicada através da Portaria nº 1.482 do Ministério das Cidades e confirmada na manhã desta quarta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Captação de Recursos.
Ao todo, o projeto contemplará 144 unidades habitacionais em condomínio vertical, indicado para ser construído em terreno de 7.264m² da Prefeitura na Rua Osvaldo Aranha, esquina com a Rua Osvaldo Cruz, no Bairro Empresa, em frente à Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (CIEP).
“Queremos priorizar as famílias que costumam ser vítimas das cheias dos rios em nosso Município e aquelas que estão instaladas em lugares que ofereçam perigo a suas vidas”, comentou a prefeita Sirlei, que visitou o local indicado para a obra.
Após concluído, o empreendimento deverá chamar-se “Residencial Empresa”.
Pelo projeto proposto, cada unidade habitacional terá 45 metros quadrados e serão distribuídas em três torres verticais de três pavimentos, com 48 apartamentos cada.
Próximos passos
Na primeira fase, a proposta enviada por Taquara foi analisada e o terreno vistoriado pela Caixa Econômica Federal, enquadrando-se no projeto do governo federal.
Conforme a secretária de Captação de Recursos, Valentine Dall’Acqua, no prazo de até 30 dias após a publicação da portaria de seleção, o Município irá ratificar o interesse junto à Caixa e manifestar o compromisso de que o terreno será transferido ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do governo federal.
Posteriormente, no prazo de 150 dias, será preciso doar o terreno ao FAR e selecionar a construtora através de chamamento público.
A Caixa analisará as propostas e encaminhará para o Ministério das Cidades para contratação. Este processo todo se dará dentro dos 180 dias.
Saiba Mais.