Evento promovido pela Prefeitura de Taquara aborda sobre a iniciativa, implementada no Município em 2022
A Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, realiza nesta quinta-feira (23) o Seminário Intermunicipal de Acolhimento Familiar.
O encontro é realizado no Auditório 3 da Faccat, e tem como tema principal diversos debates sobre o serviço Família Acolhedora, em que famílias abrigam temporariamente crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias de origem por decisão judicial.
O encontro teve o apoio do curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Faccat, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e da ONG Vida Breve.
Entre o público, participaram representantes da área de assistência social de diversos municípios gaúchos, além de famílias de Taquara que estão inseridas no Família Acolhedora.
Importância do serviço
Durante o protocolo de abertura do seminário, a prefeita Sirlei Silveira ressaltou a importância do Família Acolhedora.
A cidade de Taquara é a pioneira no Vale do Paranhana com o serviço, que existe no Município desde junho de 2022.
“Fico muito orgulhosa do trabalho feito na nossa cidade, o que nos torna referência em todo o Rio Grande do Sul, talvez até um bom exemplo de execução do programa em nível nacional. Parabéns ao trabalho da equipe do Família Acolhedora de Taquara”, destaca.
Já o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa, completou que são sete famílias atualmente cadastradas no serviço, responsáveis por cuidar de 10 acolhidos.
“Este número representa 30% do total de crianças em acolhimento no Município, e é dez vezes maior que a média nacional por cidade. Isso mostra que o Família Acolhedora é um programa que tem dado muito certo em Taquara, e servimos de exemplo para outras cidades que queiram implementar o serviço”, aponta.
Saiba Mais.