• 24 de novembro de 2024 04:09

Primeira noite de bate-papo sobre equidade racial é realizada em Taquara

ByRafaela Andrighi

nov 22, 2023

Evento ocorreu na noite de terça-feira no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar

Foi realizado, na noite de terça-feira (21), no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar (antigo Cine Viena), o primeiro bate-papo sobre equidade racial desta semana em Taquara, que é alusiva à consciência negra.

O evento contou com convidados afrodescendentes que trabalham em áreas como o Direito, a Pedagogia e a Museologia.

A conversa foi mediada pelo vice-presidente da Associação Social e Cultural de Taquara (Astac), Cristiano Oliveira, entidade que organizou o encontro com o apoio da Administração Municipal.

“A proposta desse ano foi algo inovador, porque unimos brancos e negros num mesmo espaço para debater a luta antirracista. Queremos o apoio de todos que entendem a importância desta causa”, destacou Cristiano.

O presidente da Astac, Leandro Silva, também se manifestou sobre o significado do evento para a associação.

“É um evento muito importante e necessário não só para nós da Astac, mas para toda a comunidade taquarense. Queremos que seja um momento do ano tão valorizado quanto os alusivos à cultura tradicionalista gaúcha, pois vivemos num país onde mais da metade da população tem origens africanas e ainda sofre muito com o racismo estrutural”, frisa.

Convidados especiais

O bate-papo contou com quatro convidados especiais, que debateram sobre a situação atual do racismo no Brasil e as possíveis atitudes a serem tomadas para minimizar esse problema social.

Estiveram presentes o advogado Mateus Pereira, a supervisora escolar Jennifer Machado, a mestranda em Desenvolvimento Regional Gabriele Alves e a professora Eduarda Máximo.

 

Homenagens

Durante o evento, foram homenageados os taquarenses Pedro Teixeira e Maria Pacheco (Dona Maria), pelo papel que tiveram na luta antirracista no Município.

Pedro é o fundador do primeiro movimento negro de Taquara, além de ter fundado a escola de samba União de Bairros, além de ser um ativista ativo na busca por equidade racial.

Dona Maria é co-fundadora da escola de samba Unidos da Pinheiro e um importante símbolo de resistência na cidade.

 

Segunda noite de debate

A segunda noite de debate sobre o tema “Equidade Racial: os desafios de ocupar espaços relevantes na sociedade” ocorrerá na quinta-feira (23), a partir das 20h, no mesmo local, que fica situado na Rua Júlio de Castilhos, n° 2500.

O evento é aberto à comunidade em geral e contará com convidados especiais como o vereador Telmo Vieira, a educadora Mara Salomé, a designer de modas Catiele Gonzaga e o servidor público Diogo Correa.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *