• 22 de novembro de 2024 06:13

Universidade Feevale atualiza currículos para favorecer a aprendizagem por competências

ByRafaela Andrighi

nov 20, 2023

Cursos de graduação presenciais foram reformulados para adotar o formato por módulos, que passam a valer para os próximos ingressantes

A partir do próximo ano, os novos ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Feevale contarão com currículos mais atualizados, dinâmicos e conectados aos desafios que enfrentarão em sua vida profissional.

Os cursos presenciais, que englobam as modalidades Feevale Way e Feevale Way Flex, passaram por duas mudanças que priorizam, cada vez mais, o estudante como agente de seu aprendizado.

A primeira é a formatação dos currículos por competências: ou seja, a aplicação do conhecimento para a resolução de novos problemas.

A segunda é a adoção do formato modular, um conjunto de componentes curriculares que reúne o que nos currículos tradicionais seriam entre uma e três disciplinas.

Conforme explica a pró-reitora de Ensino Angelita Renck Gerhardt, nos currículos por competências, os módulos são criados agrupando os conhecimentos e práticas em favor do desenvolvimento de determinadas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes ou “saber, saber fazer, saber ser”).

Assim, o que organiza o módulo e o currículo serão as competências que o acadêmico precisa desenvolver.

“Para os estudantes, o currículo por módulo e por competência estrutura de forma diferente o aprendizado, uma vez que reduz a fragmentação do conhecimento em diversas disciplinas, visto que os módulos preveem uma maior completude dos conhecimentos e práticas necessários ao desenvolvimento das competências e, ainda, elimina muitos pré-requisitos entre os componentes curriculares”, pontua Angelita.

A pró-reitora Angelita esclarece que os estudantes podem escolher entre cursar um, dois ou três módulos por semestre.

Alguns cursos por exemplo, podem ter apenas dois módulos por semestre, porque têm uma carga horária total menor que outros.

O mínimo que pode ser cursado é um módulo por semestre. Já os estudantes que estão cursando os currículos anteriores não serão obrigados a mudar para o novo sistema.

No entanto, se o aluno estiver no início do curso e se interessa por esse novo formato, pode avaliar com a coordenação do curso a possibilidade de migrar para o currículo mais atualizado.

Módulos – saem as disciplinas, entram os componentes curriculares

Mas o que são os componentes curriculares que compõem os módulos? De acordo com Angelita, os componentes curriculares estão desenhados dentro do módulo, de forma que os alunos conseguem visualizar melhor o que forma cada um dos módulos do curso. Eles estão estruturados de forma diferenciada, como segue:

– Presencial Teórico e Prático: atividades em sala de aula e/ou laboratórios, presencialmente na Universidade ou em campo de prática.
– Atividades a Distância: estudos e atividades realizadas na plataforma Feevale +
– Atividade Discente: atividades realizadas pelo estudante, individualmente ou em grupo; considera a curricularização da extensão e as práticas do curso

A novidade é que, agora, os novos currículos reconhecem as práticas nos componentes curriculares, para além da curricularização da extensão.

“Todos os componentes curriculares do Feevale Way e Feevale Way Flex têm uma parte da carga horária que é desenvolvida fora da universidade, a qual computa as horas de estudo individual, as leituras, pesquisas, projetos e desenvolvimento de produtos, serviços e/ou soluções que o aluno desenvolve em paralelo e sob orientação do professor”, exemplifica Angelita.

Assim, o estudante tem à disposição, além do professor presencial e online, um rol de aprendizagens teóricas e práticas que apoiam e reforçam o seu aprendizado quando não está na universidade.

Outra vantagem da aprendizagem por competências e módulos é a possibilidade do compartilhamento de saberes e habilidades, de forma que, sempre que possível, os módulos podem receber acadêmicos de vários cursos.

Conforme a pró-reitora, esse compartilhamento, além de enriquecer o processo formativo e ampliar a visão dos problemas, ainda permite que os estudantes transitem ou mudem de curso sem maiores prejuízos, nos primeiros semestres dos cursos.

Angelita pontua que os currículos Feevale Way e Feevale Way Flex foram criados para transformar os cursos presenciais, tornando-os mais dinâmicos, eliminando componentes curriculares totalmente a distância, focando os encontros presenciais no desenvolvimento do saber-fazer e na construção de soluções para os problemas com os quais os estudantes lidarão na vida profissional após a formatura.

“A proposta da Feevale é desenvolver, em seus estudantes, competências capazes de garantir que os egressos tenham os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para solucionar problemas no futuro, os quais ainda não existem atualmente, pois as mudanças são cada vez mais rápidas, então as competências precisam ser mais amplas e complexas”, explica.

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, lembra que, desde 2018, a Instituição tem conduzido uma série de alterações, atualizações e modernizações nos currículos.

“Nosso objetivo é que os currículos respondam à realidade, por isso os ajustamos conceitualmente e olhamos para o ensino a distância, por exemplo, como uma ferramenta importante para o aprendizado, incluindo novas metodologias e tecnologias. Nosso foco é que o estudante, quando esteja no câmpus, desenvolva cada vez mais as suas competências na prática. Assim, priorizamos que as atividades teóricas sejam online, para que o acadêmico aproveite, cada vez mais, os laboratórios e os professores”, finaliza.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *