De forma on-line, educadores assistiram palestras e trocaram experiências sobre a importância do tema na Educação Básica
Mais de 500 profissionais da Educação do Rio Grande do Sul e também de outros estados, como São Paulo e Mato Grosso, participaram do 1º Seminário de Educação Inclusiva Sesc/RS, um evento on-line promovido para se aprofundar na importância da inclusão na Educação Básica.
Entre os dias 30 e 31 de outubro, a iniciativa contou com palestras da mestra em Psicologia Gabriela Martins, da jornalista e mãe atípica Isabel Ferrari, da especialista em Alfabetização Katiuscha Bins, e da mestra em Educação com ênfase em Processos Inclusivos Mariele Souza, além de relatos de experiência de educadoras de Escolas do Sesc de Santa Maria e Bagé, e de um minicurso sobre a temática.
“O Seminário aconteceu com o objetivo de reunir gestores, professores, educadores e demais interessados no assunto a fim de promover reflexões, debate e trocas de práticas sobre o assunto”, explica o analista de Arte e Educação do Sesc/RS, Diewerson do Nascimento Raymundo.
“A inclusão na sala de aula, tecnologias assistivas, manejo com crianças e suas deficiências, saúde mental dos professores e as muitas possibilidades para desenvolver o tema na escola marcaram estes dois dias que, tenho certeza, vão fazer a diferença na realidade das instituições de ensino”, sublinha.
Segundo dados do IBGE de 2019, 17,3 milhões de brasileiros com idade de 2 anos ou mais possuem algum tipo de deficiência.
Uma segunda edição do Seminário, em 2024, já está sendo planejada.
Educação Sesc
O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância.
Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) tem 18 unidades em 17 cidades.
Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
No turno inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades.
Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 36 polos no RS.
Saiba Mais.