• 19 de setembro de 2024 21:54

Feira Literária de Taquara encerra com apresentação da Orquestra Eintracht

ByRafaela Andrighi

out 23, 2023

Grupo trouxe o espetáculo “Alegre e Forte”, iniciativa que integra o projeto “Música nas Comunidades”

Após cinco dias com uma intensa programação cultural, literária e artística, encerrou neste domingo (22) a Feira Literária de Taquara, evento promovido pela Prefeitura de Taquara, em parceria com o Sesc.

Para concluir as atividades, a Orquestra Eintracht, de Campo Bom, se apresentou para o Município com o espetáculo “Alegre e Forte”, que integra o projeto “Música nas Comunidades”.

Com mais de 50 participantes, entre músicos e equipe técnica, a orquestra trouxe diversos sucessos da música nacional. 

 

“Concluímos uma excelente edição da Feira Literária. Parabenizo a todos os profissionais que trabalharam com muito empenho nestes cinco dias. Estamos com um evento muito fortalecido, com a presença de centenas de visitantes para acompanhar cada atração”, ressalta o prefeito em exercício Marcelo Maciel.

A apresentação

O repertório da Orquestra Eintracht na Feira Literária contou com a apresentação de 17 músicas de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tim Maia, Marisa Monte, Rita Lee, Emicida, Jorge Ben Jor, Chico César, entre outros grandes da música brasileira.

Junto com a orquestra, houve a participação de projetos como a banda 50 Tons de Pretas, que já recebeu diversos prêmios nacionais por conta de seu repertório que exalta a igualdade racial.

 

Também fizeram parte do espetáculo o grupo “Além dos Muros”, que já realizou projetos musicais de rap, hip hop, além de dança e grafite.

E também fez parte da ação o grupo Tridecanto, que possui um repertório de mais de 15 composições autorais.

A orquestra tem a regência de Ademir Schmidt; direção de Fernando Ochôa; coordenação e produção de Hebe Cardoso; e como cantores, os intérpretes Dejeane Arrué e Graziela Pires (50 Tons de Pretas), Gabriel Danette, Roberta Chaves e Wesley Albernaz (Tridecanto), e Diego Ignácio e Wesley Sales (Além dos Muros).

Participação da comunidade

O diretor do espetáculo, Fernando Ochôa, reforça que a ideia é ressaltar a música popular brasileira, mostrando os diversos ritmos presentes em nosso país.

“Além disso, o nome da apresentação, ‘Alegre e Forte’, é porque somos fortes por ter passado por períodos bem difíceis como a pandemia. Mas estamos alegres por ter sobrevivido, e a ideia é que a arte faça essa ponte, para que as pessoas sejam alegres e compartilhem momentos especiais”, comenta. 

 

“Alegre e Forte” é um projeto que teve financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e é patrocinado por Atual Pneus, Calçados Beira Rio, Tecnocal, Wirth e Caeté Embalagens.

Em Taquara, a apresentação contou com o apoio da Prefeitura e do Sesc.

Avaliação da Feira Literária

O diretor de Cultura, Rafael Tourinho, avalia que a edição da Feira Literária foi de grande sucesso, com a comercialização de livros e realização de atividades culturais em toda a programação.

“Nesse período conseguimos abrir espaço para talentos locais, mas também trouxemos artistas convidados, sempre visando as metas do Plano Municipal de Cultura, que incluem formação de público e incentivo aos trabalhadores da Economia Criativa. Penso que atingimos esse objetivo, e o retorno dos visitantes foi bem positivo em todos os momentos”, frisa. 

 

Quanto à participação da Orquestra Eintracht, fechando a programação, ele comenta que a feira não poderia ter sido encerrada de maneira melhor.

“Foi um espetáculo empolgante, valorizando a diversidade da música brasileira, e ainda aborda temáticas sociais que merecem ser debatidas. Ficamos muito felizes que a comunidade taquarense compareceu para prestigiar esse momento”, completa.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *