• 23 de novembro de 2024 18:20

Entidades de Taquara são credenciadas como Pontos de Cultura pelo Governo do Estado

ByRafaela Andrighi

out 11, 2023

Reconhecimento contou com o apoio da Diretoria de Cultura, que convidou instituições culturais a se inscrever em fevereiro

Duas entidades de Taquara foram reconhecidas na quinta-feira passada (5) como Pontos de Cultura pela Secretaria Estadual da Cultura, do Governo do Rio Grande do Sul.

A Associação dos Artesãos Mãos que Criam e o Espaço Cultural Seu Valdemar e Dona Regina – sede do Instituto Gaúcho Pró-Cidadania –, foram certificadas pelo Estado, após as inscrições destas organizações em uma chamada pública realizada em fevereiro deste ano.

A publicação no Diário Oficial do RS conclui o processo seletivo da Política Estadual Cultura Viva, que certifica ONGs e instituições do segmento como Pontos de Cultura.

A participação das duas entidades de Taquara reconhecidas como Pontos de Cultura contou com o apoio da Diretoria de Cultura do Município em fevereiro, quando um convite foi realizado para que grupos culturais da cidade participassem do edital.

Com o credenciamento, ambas as organizações podem usufruir dos benefícios do projeto, como cotas específicas ou pontuação extra caso apresentem projetos em editais do Estado.

Em todo o Rio Grande do Sul, 91 entidades foram selecionadas para compor o cadastro da Política Estadual Cultura Viva.

Apoio do Município

O diretor de Cultura, Rafael Tourinho, lembra que, no processo de inscrições, as entidades reconhecidas receberam assessoramento técnico do Município para o cadastro, além de a Diretoria de Cultura assinar cartas de reconhecimento.

“Era uma etapa obrigatória para atestar que as instituições concorrentes desenvolviam, de fato, ações voltadas à cultura”, explica. 

Ele completa que é uma alegria enorme para o Município ter o reconhecimento destas duas entidades com uma certificação estadual.

“Isso mostra que Taquara não só tem cultura, como desenvolve um trabalho relevante. Estamos no mapa da indústria criativa do Rio Grande do Sul”, frisa. 

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *