Um simples gesto pode causar uma reação em cadeia de solidariedade.
Foi o que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 5, em Parobé, quando após uma palestra sobre doação de sangue para estudantes em uma escola de Igrejinha, os pais se mobilizaram em uma grande ação social para promover o ato coletivo de doarem sangue no Centro Municipal de Coleta de Sangue de Parobé.
Quem explica melhor essa história é a professora da turma de 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito João Darcy Rheinheimer, de Igrejinha, Natália Paola Brodbeck
“Desenvolvi com os alunos o projeto O Mistério do Líquido Vermelho, para entenderem melhor como o sangue é produzido no nosso corpo. Uma das partes deste projeto envolveu conhecer mais sobre a doação de sangue. Para isso, recebemos na nossa escola profissionais do Centro Municipal de Coleta de Sangue de Parobé, em 25 de agosto, que conversaram com os estudantes e explicaram como funciona o processo de doação de sangue”, explica a professora.
Natália conta que, após a palestra, foi lançado um convite e um desafio: que os pais dos alunos se mobilizassem em uma grande ação social e doassem sangue.
O resultado pode ser visto na manhã desta quinta-feira, 5, quando mais de 10 pais foram a Parobé fazer o gesto de amor ao próximo.
“Falando com os jovens, plantamos uma sementinha de conscientização sobre a importância de doar sangue e ajudar ao próximo que, além de criar novos doadores no futuro, já contagiou os pais com a importância de salvar vidas ajudando a suprir as necessidades dos bancos de sangue”, destaca a secretária de Saúde de Parobé Ana Elisa de Lima.
“Ao doar sangue, você está oferecendo a oportunidade de vida para alguém. Seu gesto altruísta pode fazer toda a diferença na recuperação e sobrevivência dessas pessoas”, pontua Lucas Fernandes, idealizador do Centro Municipal de Coleta de Sangue de Parobé.
Saiba Mais.