• 19 de setembro de 2024 21:46

Cuidado com os bichinhos: mais de mil cães e gatos já foram castrados em Parobé

ByRafaela Andrighi

out 2, 2023

O programa de castração gratuita cirúrgica de cachorros e gatos promovido pela Prefeitura de Parobé já esterilizou mais de mil animais desde que foi implantado em setembro de 2020.

A ação, além de controle populacional dos animais em situação de rua, também é voltada à esterilização de animais pertencentes a famílias de baixa renda.

O programa é coordenado pelo Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar Animal e a Vigilância em Saúde, como parte da política pública de proteção animal, sendo ofertado de forma completamente gratuita.

Segundo Cleber Roldão, agente de combate a endemias e coordenador do projeto, além da castração, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio ambiente, ainda promove outras ações como parte da política pública para promoção da saúde dos animais, como cuidados veterinários, ações educativas sobre a posse responsável de animais domésticos, feiras de adoção, entre muitos outros.

O prefeito Diego Picucha destaca que o controle populacional de cães e gatos, principalmente aqueles não domiciliados, é importante para garantir o controle das doenças como raiva, leptospirose e toxoplasmose, entre outras, transmitidas por estes animais, além de combater o abandono e os maus tratos.

“Essa é uma questão de saúde pública e também de amor, cuidado e respeito com os animais”, destaca.

Procedimento para requisitar a castração

Para solicitar o procedimento para um cão ou gato, o tutor do animal deve procurar a Vigilância em Saúde, levar um documento e fazer um cadastro.

Após isso, conforme a demanda, o cão ou gato será chamado para realizar a castração.

O projeto também é extensivo às pessoas que resgatam animais de rua ou que participem da guarda compartilhada dos chamados animais comunitários, que vivem em situação de rua, mas são cuidados por várias pessoas.

Para passar pelo procedimento existe uma fila de espera, que é definida por fatores de prioridade, como animais errantes (de rua) e animais pertencentes a pessoas de baixa renda.

A Vigilância em Saúde fica localizada na Rua Mário Mosmann, nº 100, Centro.

O Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h sem fechar ao meio-dia. Telefone (51) 3543 8476.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *