Principais pontos observados foram a necessidade de integração entre as cidades e trabalho de antecipação
Discutir o papel do poder público no enfrentamento de eventos climáticos.
Esse foi o objetivo da reunião realizada na tarde desta terça-feira (26) entre vereadores e o coordenador voluntário da Defesa Civil regional, Cláudio Silva da Rocha, em Parobé.
Além de prestar esclarecimentos sobre o trabalho conjunto realizado pelos municípios desde 2010, Rocha respondeu a perguntas dos parlamentares.
Conforme o coordenador, a estruturação de uma Defesa Civil regional é um trabalho que precisa de anos, e vem sendo realizado desde 2010 no Paranhana.
“Além da integração, precisamos trabalhar com a antecipação. É saber quantos milímetros choveu em determinado lugar e quanto isso vai impactar no nível do rio em outras cidades”, exemplificou. Rocha destacou, ainda, a necessidade de cada município olhar para seu ordenamento territorial e identificar pontos passíveis de alagamentos e deslizamentos.
O presidente em exercício, Leno Parobé (PDT), mencionou a recorrência de fortes chuvas na região e a necessidade do poder público fazer sua parte.
“Muito mais do que emitir alertas sobre os índices de chuva, precisamos estar preparados para lidar com as consequências, fornecendo auxílio à comunidade”, observou.
Estiveram presentes no encontro os vereadores Gilberto Gomes (PDT), Marquinhos (PDT), Roseli Nogueira (PDT), Nilson Machado (União), Celso Açougueiro (União), Sergio Padilha (Cidadania) e Dari da Silva (PT).
Saiba Mais.