• 19 de setembro de 2024 20:02

Taquara dá início ao plantio de 2 mil mudas de árvores e arbustos

ByRafaela Andrighi

set 22, 2023

Ação voltada ao Dia da Árvore é realizada pela Prefeitura, em parceria com o Sicoob MaxiCrédito e com o Comando Ambiental da Brigada Militar

Foi realizada em Taquara nesta quinta-feira (21) uma grande ação ambiental, com o início do plantio de 2 mil mudas de árvores e arbustos. 

A iniciativa ocorreu em referência ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, e integra o projeto “Florescendo os Caminhos de Taquara”, realizado no Município pela Prefeitura – através das secretarias de Educação, Cultura e Esporte, e de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal –, Comando Ambiental da Brigada Militar e Sicoob MaxiCrédito. 

As mudas foram plantadas por alunos de escolas de Taquara, entre eles, os representantes das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvidas), Prefeitura Mirim, e participantes do programa Patrulheiro Ambiental Mirim.

“Que lindo ver tantas crianças mobilizadas em fazer o bem, com o plantio destas árvores. Somos um Município referência na Educação Ambiental, realizando ações como esta em diversas localidades. Vamos continuar empenhados em ensinar aos nossos pequenos, desde cedo, sobre a importância de cuidar da natureza”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

Locais de plantio

Através da ação, foram plantadas mil mudas de azaleias no canteiro central da Avenida Sebastião Amoretti (ERS-020).

A ação também seguiu em todas as escolas municipais, com o plantio de 500 árvores frutíferas, que serão colocadas nas áreas verdes disponíveis das instituições de ensino.

Outras 500 mudas são de árvores nativas, e serão plantadas em áreas degradadas. 

“O projeto ‘Florescendo os Caminhos de Taquara’ faz parte de outra ação de educação ambiental que realizamos, chamada ‘Semeando e Cultivando para Além das Hortas Escolares’, em que cada escola tem a sua própria horta, sendo cultivada pelos alunos, e com as plantações se tornando alimentos para os próprios estudantes”, explica a coordenadora da Educação Ambiental, Luciana Martins. 

Parcerias

A doação das mudas foi feita pelo Sicoob MaxiCrédito. O gerente da agência de Taquara, Robson Mallmann, lembra que a iniciativa integra o “Projeto Mudar”, realizado pela cooperativa.

“Pensamos em ações que envolvam a comunidade, pois é muito importante despertar a consciência ambiental, no sentido de proteger a fauna e a flora. Estamos felizes em participar desta atividade, e em sermos parceiros da Prefeitura nesta mobilização”, conta.

O plantio também foi feito por alunos do projeto Patrulheiro Ambiental Mirim, do Comando Ambiental da Brigada Militar.

O comandante do Grupamento da Polícia Militar Ambiental de Taquara, Getúlio Wild de Moraes, afirma que esta atividade reforça o conhecimento apresentado nas aulas para as crianças.

“As árvores são muito importantes para termos um meio ambiente de qualidade para todos. Se não tivermos árvores, não teremos um ar de qualidade. Queremos implantar uma cultura de mais cuidados com a natureza e o meio ambiente”, frisa. 

Importância da ação

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, ressalta que a atividade é um incentivo para que mais pessoas realizem o plantio de árvores.

“Isso faz com que os alunos passem a cuidar mais do meio ambiente, e multipliquem o que aprendem sobre os cuidados com a natureza, desde a plantação até na manutenção da qualidade destas árvores”, afirma.

O secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, completa que a iniciativa também tem o viés de contribuir com o embelezamento de Taquara.

“Isso faz com que a nossa cidade fique mais bonita, e que cause uma lembrança positiva por quem passa por aqui, além de ser um importante projeto de conscientização sobre a educação ambiental”, frisa.

Uma das participantes do plantio foi a prefeita mirim de Taquara, Milena Gabriele da Silva, que destaca que a iniciativa é um estímulo à arborização do Município.

“A ação também contribui para diminuir o aquecimento global, que infelizmente já é uma realidade. Espero que o que estamos fazendo aqui hoje influencie as pessoas para que plantem mudas em suas casas, e sejam semeadores de boas práticas ambientais”, ressalta. 

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *