Inauguração está prevista para ocorrer em fevereiro de 2024
Foram retomadas, em setembro, as obras para a construção do Complexo Municipal de Saúde de Taquara.
O empreendimento, localizado na Avenida Sebastião Amoretti (ERS-020), no Bairro Morro do Leôncio, será o local que abrigará três Estratégias de Saúde da Família e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A previsão é de que a obra seja entregue até fevereiro de 2024.
“É uma grande alegria em retomarmos as obras do Complexo Municipal de Saúde. Nos últimos meses, os trabalhos foram interrompidos, em razão da demora para a continuidade das instalações da edificação. Com uma nova licitação feita, agora é possível continuarmos com este importante projeto, que, quando for inaugurado, beneficiará toda a comunidade taquarense”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira, que acompanhou as obras nesta segunda-feira (18), junto com os vereadores Beto Shampoo, Beto Lemos, Carmem Fontoura, Guido Mário Prass Filho, Everton da Rosa e Adelar Marques.
Para a construção do empreendimento, o Município recebeu, em 2021, R$ 2,4 milhões em recursos do programa Avançar na Saúde, do Governo do Rio Grande do Sul.
Andamento das obras
De acordo com a arquiteta da Prefeitura, Carina Martin, neste momento, estão sendo executados serviços como instalações elétricas, estruturas do forro em gesso, revestimentos cerâmicos e acabamentos de reboco.
Também é realizada a instalação de calhas e rufos e passagens de tubulações de combate a incêndios.
“Como próximos serviços a serem executados, são as instalações de gases medicinais, infraestrutura externa, esquadrias, louças e equipamentos”, salienta.
A execução das obras é realizada pela Construtora Gass LTDA.
A conclusão de todo o empreendimento está prevista para fevereiro de 2024.
Neste ano, até novembro, está prevista para ser inaugurada a nova instalação do Samu, que atualmente está em um endereço alugado pelo Município.
O projeto
O Complexo Municipal de Saúde de Taquara tem área total de cerca de 1,5 mil metros quadrados.
Entre as futuras instalações, o local terá serviços como o Pronto Atendimento, a Saúde da Mulher, os atendimentos odontológicos e de fisioterapia, além de um Centro de Especialidades Médicas.
Além disso, também terá a garagem do Samu, e serão implementadas três Estratégias de Saúde da Família, que serão referências para aproximadamente 11 mil moradores dos Bairros Centro, Cruzeiro do Sul, Morro da Cruz, Morro do Leôncio, Recreio, Sagrada Família e Santa Rosa.
Histórico da obra
De acordo com a Secretaria de Planejamento, Habitação, Segurança, Mobilidade e Trânsito, o histórico da construção do Complexo Municipal de Saúde vem desde dezembro de 2012, no governo do ex-prefeito Délcio Hugentobler.
Naquele mês, foi finalizada a licitação para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que inicialmente seria na Rua Felipe Werb Filho, no Bairro Sagrada Família, aos fundos do Hospital Bom Jesus.
A vencedora foi a empresa Biomina Urbanizadora LTDA.
Em 2013, na gestão do ex-prefeito Tito Lívio Jaeger Filho, houve a mudança da execução das obras para a Avenida Sebastião Amoretti, em terreno cedido pelo Estado ao Município por 20 anos, e que precisou passar por terraplanagem até março de 2014.
Em outubro de 2016, a Biomina faliu, e teve o seu contrato rescindido.
Em 2021, já na administração da prefeita Sirlei Silveira, foi elaborado o projeto do Complexo Municipal de Saúde, no mesmo prédio que abrigaria a UPA.
Naquele ano, o Município foi contemplado com R$ 2,4 milhões do programa Avançar na Saúde, do Governo do Estado.
As obras foram retomadas em março de 2022, após licitação vencida pela empresa L. C. de Abreu.
Com a demora na conclusão do projeto, a Prefeitura rescindiu este contrato, e realizou uma nova licitação, vencida pela Construtora Gass LTDA, que retomou os trabalhos em setembro.
Saiba Mais.