• 19 de setembro de 2024 23:37

Diretoria de Cultura divulga regras de participação na Feira de Artesanato e Agricultura Familiar

ByRafaela Andrighi

set 21, 2023

Evento ocorre de forma quinzenal em Taquara

A Prefeitura de Taquara, através da Diretoria de Cultura, divulga aos cidadãos taquarenses os critérios adotados para a participação na Feira de Artesanato e Agricultura Familiar.

O evento conta com duas edições por mês, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A feira acontece entre março e dezembro, sempre aos sábados, das 8h às 17h.

A comercialização ocorre sempre na Rua Coberta, situada ao lado da Praça da Bandeira, no Centro da cidade. De acordo com a prefeita Sirlei Silveira, foi uma ideia construída com a ajuda de associações.

“Assim como muitas conquistas da nossa gestão, a feira é fruto de um trabalho coletivo, juntamente com grupos de agricultores e artesãos taquarenses”, salienta.

 

Objetivo da feira

De acordo com o diretor municipal de Cultura, Rafael Tourinho, o objetivo do evento é fomentar o artesanato e a agricultura familiar em Taquara, disponibilizando um espaço de inclusão social, geração de renda e preservação dos contextos culturais da região do Vale do Paranhana.

“A feira da Rua Coberta vem se consolidando como um espaço não só de vendas, mas também de valorização da produção local. É uma satisfação ver tantas pessoas empenhadas em fortalecer nossa cadeia produtiva”, frisa o diretor.

 

Regras de comercialização

Podem participar pessoas maiores de 18 anos. Se trabalha com artesanato, deve ter a Carteira de Artesão devidamente atualizada.

O documento é emitido na Casa do Governo, no prédio ao lado do INSS em Taquara.

Com a carteirinha, o cidadão pode se dirigir à Diretoria de Cultura e realizar o cadastro junto à Casa do Artesão.

Se trabalha com agricultura familiar, a pessoa deve possuir bloco de produtor rural devidamente atualizado e inscrever-se junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, situada no prédio da Prefeitura de Taquara.

Eventualmente, poderão participar Microempreendedores Individuais (MEI).

Nesses casos, os critérios são: vender produto artesanal ou manufaturado; ser de produção própria (não pode ser de revenda); ter um produto original e exclusivo, ou seja, sem correspondentes no comércio local.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *