Ampliar a aprendizagem e proporcionar atividades complementares aos estudantes são os objetivos da Secretaria Municipal de Educação de Parobé que oferta oficinas diferenciadas para alunos da rede municipal de ensino.
A iniciativa teve início no ano passado, com o Instituto Quero-quero, que oferece oficinas como música, robótica e pensamento computacional, maker e steam, teatro, xadrez, alfabetização, entre muitas outras, atendendo cerca de 650 alunos junto ao Complexo Esportivo Azaléia, no bairro Mariana.
Agora a novidade foi implementada nas escolas, como parte do turno normal das unidades de ensino.
A ação está beneficiando mais de 5 mil alunos, do Pré ao 5º Ano, que contam desde abril com oficinas de iniciação científica, cultura e arte, meio ambiente, teatro e dança.
Como as oficinas de robótica onde, além de usarem a criatividade e agilidade, participam de uma nova experiência que oportuniza a eles aprenderem mais sobre matemática, física, programação elétrica, entre outros conhecimentos.
Todas são promovidas por oficineiros graduados e com conhecimento específico na área que ministram a oficina.
Cada aluno pode frequentar até duas oficinas no período das aulas.
“Essas oficinas vem para implementar o ensino integral, principalmente no pós-pandemia, em que está ainda mais difícil captar a atenção dos alunos se não deixarmos a escola cada vez mais atrativa. Este momento para a rede é uma alegria e conquista. Percebemos que a comunidade ficou muito feliz com esta conquista, porque reconhecem a importância do contraturno no desenvolvimento das crianças”, destaca a secretária de Educação Joana D’arc Witmann.
Saiba Mais.