• 23 de novembro de 2024 19:55

Primavera dos Museus em Taquara terá roda de conversa com os moradores do Quilombo do Paredão Baixo

ByRafaela Andrighi

set 13, 2023

Encontro será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rudi Lindenmeyer

A Prefeitura de Taquara, através da Diretoria de Cultura e do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, realizará na terça-feira da próxima semana (19) uma roda de conversa com os moradores do Quilombo do Paredão Baixo.

O encontro conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, e será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rudi Lindenmeyer, na localidade de Paredão Baixo, no Distrito de Fazenda Fialho, e também contará com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Elsa Mertins. 

Esta iniciativa faz parte da programação de Taquara da 17ª Primavera dos Museus, evento nacional que é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura.

“O evento em nosso Município será muito importante para a troca de informações entre os alunos das duas escolas, que poderão conhecer a história e as vivências da população que vive no Quilombo”, menciona a prefeita Sirlei Silveira.

O evento é realizado anualmente em diversas cidades brasileiras.

Em 2022, a Primavera dos Museus em Taquara promoveu um debate sobre a presença da mulher taquarense na sociedade, reunindo 11 participantes. 


Semeando conteúdos

O evento com moradores do Quilombo do Paredão Baixo vai ao encontro do tema nacional da Primavera dos Museus deste ano, que é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, ressaltando a importância dos museus ao promover a inclusão social e a diversidade.

“A ação educativa no Quilombo pretende, justamente, suscitar reflexões para fortalecermos esse processo de cidadania. Uma pessoa precisa conhecer a própria história, para se conhecer como parte de uma comunidade. É isso o que o tema da Primavera dos Museus desperta: resgatar memórias para consolidar a democracia”, afirma o diretor de Cultura, Rafael Tourinho.

Além disso, o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, complementa que o encontro promovido permitirá aos alunos entender a importância de um quilombo, e sua representatividade em Taquara.

“É uma forma de tirar da invisibilidade a história do Quilombo e de seus moradores. É importante demais semear a tolerância, o respeito e a igualdade”, frisa. 

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *