Até setembro, outros quatro médicos chegarão ao Município através da iniciativa do Governo Federal
Desde o mês de junho, a cidade de Taquara já recebeu seis novos médicos para atuarem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Os profissionais de saúde chegaram ao Município através do Programa Mais Médicos, iniciativa do Governo Federal que foi retomada em 2023.
Até setembro, mais quatro médicos serão apresentados, totalizando 10 profissionais deslocados para Taquara com o objetivo de realizar atendimentos gerais com a população.
“Estamos muito felizes em ver que Taquara foi uma das dez cidades do Rio Grande do Sul que receberam mais vagas disponíveis no primeiro edital do Programa Mais Médicos. Os primeiros seis profissionais já estão em nossas UBS’s, prestando atendimentos acolhedores, e sendo muito prestativos. Agradeço a todos os médicos que escolheram a nossa cidade como local para atuar. Sejam todos bem-vindos ao nosso Município”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.
Locais de atuação
Os seis profissionais que estão em Taquara pelo Mais Médicos trabalham em quatro diferentes Unidades Básicas de Saúde.
Na UBS do Bairro Santa Teresinha, estão as médicas Gabriela Xavier Escobar e Adriana Saraiva Maia Castro.
No posto do Bairro Mundo Novo, trabalha o médico Phillipe Mateus de Sá Mafra.
Na UBS do Bairro Empresa, atuam Eduarda Lemos de Oliveira Silva e Adniel Perez Guerra. E no interior, na Unidade Básica de Saúde do Distrito de Rio da Ilha, está o médico Miguel Angel Anez Parada.
“Todos eles são médicos da família, ou clínicos gerais, que atendem em diversas áreas para pacientes de todas as idades. É uma iniciativa que é benéfica para o Município e para a comunidade taquarense”, salienta o secretário de Saúde, Dodô Mello.
Quanto aos quatro médicos que chegarão através do programa federal nas próximas semanas, o diretor de Saúde, Alex Alves, completa que a pasta está estudando em quais UBS’s estes profissionais devem ser encaminhados.
“Pretendemos colocar um dos médicos para atuar em outro posto do interior. Outros dois em UBS’s que contam com um grande volume de pacientes, e o quatro profissional em um local que não tem médicos que estão no Município pelo Mais Médicos, com o objetivo suprir a demanda de consultas da população”, explica.
Avaliação dos profissionais
O médico Phillipe Mateus de Sá Mafra desembarcou em Taquara no mês passado.
Ele veio de Ipatinga, em Minas Gerais, junto com a namorada, a médica Eduarda Lemos de Oliveira Silva, que também atua pelo Mais Médicos.
A escolha do casal para trabalhar no Município se deu em razão do amplo número de vagas disponíveis, e também por indicações de amigos.
“Era um desejo nosso vir para o Sul do país. Fomos muito bem recebidos aqui em Taquara, e a população trata a gente muito bem, assim como os colegas de trabalho”, destaca Phillipe, que complementa que, em um mês, já tem pacientes retornando, dando continuidade aos acompanhamentos médicos.
Uma das pacientes é a moradora Juçara dos Santos Silva, que vive no Bairro Mundo Novo há mais de 20 anos.
Nesta quarta-feira (26), foi a segunda vez que ela se consultou com Phillipe, e aprova o seu trabalho com a comunidade.
“Espero que ele fique conosco por muito tempo, pois é um profissional muito atencioso. É bom demais ter médicos que cuidem da gente, que se preocupam com a nossa saúde e pelo SUS, além de ser tão perto das nossas casas”, frisa.