Medida é necessária para pleitear recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo
Nas últimas semanas, a Diretoria de Cultura de Taquara tem realizado o chamamento de artistas, produtores e demais agentes culturais do Município para se cadastrar no Mapeamento Cultural de Taquara, uma ferramenta que identifica os profissionais atuantes da cultura na cidade.
A medida é necessária para solicitar por recursos vindos da Lei Paulo Gustavo, lei federal que fornece auxílio para trabalhadores do setor cultural que foram afetados pela pandemia da Covid-19.
Taquara terá o direito de receber mais de R$ 506 mil, em valores que serão destinados para projetos executados a partir de 2023.
“Estamos ampliando a divulgação para que os fazedores de cultura de Taquara se cadastrem o quanto antes no Mapeamento Cultural, pois até setembro devemos lançar os editais de inscrição de projetos que podem obter recursos via Lei Paulo Gustavo. Esta verba será bem-vinda para fomentar ainda mais as atividades culturais de nossa cidade, em especial, para quem vive do setor cultural por aqui”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.
Como se inscrever no Mapeamento Cultural
O formulário de cadastramento para o Mapeamento Cultural está disponível no site da Prefeitura de Taquara, e também pode ser acessado através do link: https://bit.ly/mapeamentoculturaltaquara.
Até o momento, mais de 130 artistas e 13 espaços culturais estão cadastrados.
Estes agentes de cultura estão inseridos em áreas como: artes visuais, artesanato, audiovisual, circo, cultura popular, cultura viva, dança, folclore, literatura/livro/diversidade linguística, memória e patrimônio, museu, música, produção cultural, rádio, teatro e tradicionalismo.
Para quem já se cadastrou, não é necessário preencher novamente o formulário, se não houver nenhuma informação alterada recentemente.
O diretor de Cultura, Rafael Tourinho, confirma que o Município fez recentemente a assinatura dos termos de adesão para o recebimento dos valores do Governo Federal via Lei Paulo Gustavo.
“É importante frisar que os recursos serão repassados apenas a artistas, produtores e espaços culturais de Taquara. Por isso, inscrever-se no mapeamento é uma etapa necessária para se qualificar a receber as verbas”, comenta.
Saiba Mais.