• 19 de setembro de 2024 21:49

Defesa Civil de Taquara estima mais de 7 milhões em prejuízos devido ao ciclone

ByRafaela Andrighi

jun 23, 2023

Foram considerados danos habitacionais, no comércio e na infraestrutura da cidade

A passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul causou diversos transtornos aos municípios gaúchos desde a última quinta-feira (15).

Em Taquara, a estimativa é de que o prejuízo total ultrapasse 7 milhões, considerando os danos habitacionais, no comércio e na infraestrutura da cidade.

De acordo com a prefeita Sirlei Silveira, a união de todos está sendo fundamental neste momento difícil, onde muitas famílias ficaram desabrigadas e perderam todos os seus bens materiais.

“Sabemos que foi algo atípico e os danos só não foram maiores devido às ações de prevenção que estamos tomando desde 2021, como o desassoreamento de rios e arroios, assim como os quase 12 km de canos instalados para melhorar o escoamento das águas. Foi a maior enchente dos últimos 20 anos”, salientou a chefe do Executivo.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, foi, inclusive, necessário fazer um mapeamento da inundação para juntar ao geoprocessamento da Prefeitura de Taquara como um dado histórico.

“Nos próximos dias, seguiremos tomando medidas para prevenir novas inundações. Investiremos no serviço de hidrojateamento, que tem um custo elevado, mas trará os resultados que esperamos para poder proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos moradores”, destacou o secretário.

Três pontes da zona rural foram destruídas, uma via pública da localidade de Alto Tucanos foi parcialmente interditada em decorrência de deslizamentos, 1690 unidades habitacionais foram danificadas e o muro do Hospital Bom Jesus cedeu devido ao excesso de chuva, que também afetou pontos comerciais na zona urbana.

Doações aos desabrigados

As doações de alimentos e itens de higiene e limpeza podem ser feitas diretamente na Escola Willibaldo Samrsla (CIEP), na Rua Osvaldo Cruz, 225, no Bairro Empresa.

A comunidade também pode pedir à Defesa Civil que busque os mantimentos, entrando em contato pelo WhatsApp (51) 99303-8172.

No momento, não há necessidade para a doação de roupas.

Para quem deseja doar móveis ou eletrodomésticos, é necessário entrar em contato diretamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, através do e-mail assistenciasocial@taquara.rs.gov.br, ou pelo telefone (51) 3541-9242.

Os recolhimentos serão agendados, a fim que as doações sejam entregues aos moradores quando puderem retornar às suas casas.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *