• 19 de setembro de 2024 19:39

Grupo de Ação Emergencial se organiza para agir em caso de alagamento

ByRafaela Andrighi

jun 15, 2023
Ciclone extratropical passará pelo Vale do Paranhana entre a noite de quinta (15) e madrugada de sexta-feira (16)
A aproximação de um ciclone extratropical a Taquara levou o Grupo de Ação Emergencial a se reunir para traçar um plano de medidas caso o Município venha a sofrer com os efeitos do evento climático entre a noite desta quinta-feira (15) e a madrugada de sexta-feira (16).
O encontro ocorreu na tarde de hoje, no gabinete da prefeita Sirlei Silveira.
Dois abrigos – um na Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo (Ciep) e outro na sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho – já foram reservados. Também foram deixadas vagas abertas no Albergue Municipal, com serviço de rouparia e sapataria.
Um caminhão baú está reservado caso seja necessário ser usado para retirada de famílias desabrigadas ou desalojadas.
No início da tarde, foram reforçadas as compras de novos capacetes, botas e capas de chuva para uma possível ação.
Equipes da Secretaria de Obras e Serviços estão neste momento intensificando o trabalho de desobstrução de bueiros da cidade.
“A organização é o segredo para que uma ação emergencial tenha sucesso. Podemos não precisar de tudo o que traçamos, e torcemos para isto, mas caso seja necessário, estaremos preparados”, destacou a prefeita Sirlei.
A prefeita lembra ainda que no último evento climático a Prefeitura atuou com celeridade, restabelecendo a normalidade dos trabalhos e que as aquisições de equipamentos como motosserras e motopodas feitas naquele momento mostram que as conduções estão ocorrendo de modo assertivas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania irá separar 170 cestas básicas e 20 kits de limpeza para distribuir às famílias que possam ser atingidas.
Os materiais serão entregues nas residências que venham a sofrer alagamento por equipes do Município além daqueles reservados com fornecedores pela Defesa Civil de Taquara.
Previsão de muita chuva
Segundo previsões e dados da MetSul Meteorologia, as cidades do Vale do Paranhana têm maior potencial de volumes excessivos de precipitação.
A projeção é de 100 a 200 mm entre a noite de quinta-feira (15) e madrugada de sexta-feira (16), sendo o ponto crítico às 3h.
Além disso, a chuva na Serra poderá ter impacto importante nos rios da região.
A Defesa Civil de Taquara alerta que há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário.
“É preciso redobrar a atenção entre a noite e a madrugada, em especial para quem mora em regiões que geralmente alagam. Nossas equipes estarão de prontidão para atuar instantaneamente”, garantiu Sirlei.
Para quem ligar
Em casos de emergência de salvamento e socorro deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou 3542-1110, o SAMU pelo 192 ou a Brigada Militar pelo 190.
Queda de árvore, isolamento de área com fio elétrico energizado, bloqueio de via, eventuais desalojados ou desabrigados podem ser informados à Defesa Civil de Taquara pelo WhatsApp (51) 99303-8172, em plantão até o final do alerta.
Participaram da reunião
Estiveram presentes a prefeita Sirlei Silveira; os secretários de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler; de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa; de Obras e Serviços, Bruno Cardoso; de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira; de Agricultura, Jorginho Almeida; a chefe do Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura de Taquara, Régia Lawrenz; a diretora do Presídio Estadual de Taquara, Mara Pimentel; o chefe de segurança do Presídio de Taquara, Jackson Leonei da Silva; o comandante dos Bombeiros de Taquara, David Dias; o diretor da ONG Vida Breve, Airton Schirmer; a diretora de Trânsito, Luciana Angeli; os servidores municipais Alessandro Santos, Raniéri Falcão, Ivair Telcio Ramos, Cassiano Kublick e Ariani Fischborn.
Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *