• 19 de setembro de 2024 21:59

Taquara se prepara para receber recursos da Lei Paulo Gustavo

ByRafaela Andrighi

maio 17, 2023

Valores serão destinados para projetos culturais executados em 2023

A cidade de Taquara receberá recursos da Lei Paulo Gustavo, lei federal que fornece auxílio para trabalhadores da Cultura afetados pela pandemia da Covid-19.
O Município tem direito a receber até R$ 508.337,71 do Governo Federal, em valores que serão destinados para projetos executados ao longo de 2023.
“Ficamos muito felizes em saber que nossa cidade receberá mais de R$ 500 mil em recursos da Lei Paulo Gustavo, que na quinta-feira passada (11) foi regulamentada pelo Governo Federal. Temos um setor cultural bastante fortalecido em nosso Município, em diversas áreas, e este repasse será fundamental para diversos projetos realizados por espaços culturais e pelos profissionais taquarenses da indústria criativa”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

Artistas devem estar cadastrados no Mapeamento Cultural

Para que os projetos culturais de Taquara sejam beneficiados pela Lei Paulo Gustavo, é necessário que os artistas, produtores e demais agentes culturais da cidade estejam cadastrados no Mapeamento Cultural de Taquara.
“É uma ferramenta imprescindível para identificar quem são e onde atuam os profissionais taquarenses da indústria criativa”, explica o diretor de Cultura, Rafael Tourinho.
Atualmente, 130 artistas e 13 espaços culturais estão cadastrados no Mapeamento Cultural, que atuam em áreas como: artes visuais, artesanato, audiovisual, circo, cultura popular, cultura viva, dança, folclore, literatura/livro/diversidade linguística, memória e patrimônio, museu, música, produção cultural, rádio, teatro e tradicionalismo.
Para quem já está cadastrado, não é necessário preencher novamente o formulário, se não houver nenhuma informação alterada recentemente.

Edital de inscrições será lançado em breve

Rafael complementa que, nas próximas semanas, a Diretoria de Cultura publicará o edital de inscrições de projetos que poderão ser contemplados pela Lei Paulo Gustavo.
Neste momento, a prioridade está em ampliar o número de cadastros no Mapeamento Cultural.
“Estamos definindo, junto ao Conselho Municipal de Política Cultural, a maneira de alcançar o maior número possível de beneficiários. Vale reforçar que o cadastro no Mapeamento Cultural é obrigatório para quem quiser pleitear por recursos via Lei Paulo Gustavo, assim como ocorreu com os repasses da Lei Aldir Blanc”, completa.
O formulário de cadastramento para o Mapeamento Cultural está disponível no site da Prefeitura de Taquara, e pode ser acessado por este link: https://bit.ly/mapeamentoculturaltaquara.
Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *