Presidente da FETICVERGS e do Sindicato dos Sapateiros de Parobé esteve presente
Próximo ao dia 1º de Maio, o debate da reforma sindical está cada vez mais efervescente pelo país. Nesta semana, dirigentes sindicais que integram a Federação Ampliada (RS,SC,PR,MS,SP,DF,MG) participaram de audiência com o Ministro do Trabalho Interino, Francisco Macena.
Na ocasião, foi entregue um documento que reivindica a construção de uma nova proposta de reforma sindical e negociação coletiva, coordenada pela pasta no Governo Federal.
Como presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias do Calçado e do Vestuário (Feticvergs), secretário estadual da Confederação Nacional dos Trabalhadores da indústria (CNTI), vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) do RS, e presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, João Pires, fez parte da comitiva de dirigentes.
“Avalio como muito positiva esta audiência, uma vez que o conteúdo que entregamos ao ministro traz um outro olhar para o que deve ser a reforma sindical. Independentemente de qual será a proposta escolhida pelo grupo, certamente os apontamentos que levamos fará a diferença neste debate importante dos novos rumos do movimento sindical”, comentou.
Entre os principais pontos elencados estão a preservação do art.8º da Constituição Federal e da unicidade sindical, fortalecimento da justiça do trabalho, volta das homologações nos sindicatos, financiamento sindical, ultraatividade das normas negociadas em acordos e convenções coletivas e a regulamentação do trabalho por aplicativos.
Também houve pronunciamento em defesa do documento por parte dos Desembargadores da Justiça do Trabalho, Marcelo Dambroso e Luiz Alberto de Vargas, ambos do TRT4, que acompanharam a delegação.
Saiba Mais.