Evento será aberto ao público, voltado para definir as ações futuras do espaço
A Prefeitura de Taquara, através do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, realizará no dia 10 de maio, um encontro com o objetivo de definir o plano museológico para o museu do Município, que em breve, será transferido para a Casa Vidal, após a conclusão da terceira etapa do processo de restauração do antigo casarão, por meio do Edital de Museus, financiado pelo Governo do Estado.
O evento é aberto ao público, e inicia às 19h, na atual sede do museu, na Rua Nelson Renck, 2933, Bairro Centro.
“É uma oportunidade para a população taquarense conhecer este importante trabalho de mapeamento do Museu Municipal de nossa cidade. Toda a comunidade está convidada a participar”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.
A reunião será conduzida pela empresa Movimento Curadoria e Projetos Culturais, com o objetivo de envolver a comunidade sobre as questões relacionadas às ações do Museu.
“Será um primeiro momento de reflexão, a fim de direcionarmos os programas da instituição. O plano museológico é a ferramenta que norteia o que é feito em um museu. É um documento voltado para o planejamento estratégico, onde são definidos os programas e projetos para os próximos anos”, explica a museóloga e gestora da Movimento Curadoria e Projetos Culturais, Daniela Schmitt.
Propostas elaboradas poderão se tornar lei
O chefe da Divisão do Arquivo Histórico de Taquara, Maicon Rodrigues, completa que as propostas discutidas para o plano museológico serão detalhadas para que se tornem futuras leis municipais.
“Este encontro será muito importante, para definir que museu queremos ter para o futuro. Futuramente, haverá um segundo encontro, com as ideias mais detalhadas, e o posterior encaminhamento como projeto de lei para a Câmara de Vereadores, e com a sanção da prefeita”, destaca.
A reunião sobre o plano museológico é uma realização da Prefeitura de Taquara, através do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, e conta com o apoio do Sistema Estadual de Museus e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.
Saiba Mais.