• 21 de novembro de 2024 20:49

Casa Vidal recebe visitas guiadas para o acompanhamento das obras

ByRafaela Andrighi

mar 8, 2023

Entrega da segunda etapa do restauro do antigo casarão de Taquara será neste mês

A Casa Vidal, antigo casarão de Taquara erguido no final do século XIX, foi aberta na manhã desta terça-feira (7) para uma visitação guiada às obras de restauração.

A iniciativa permitiu que um grupo de pessoas pudesse conhecer a edificação, através de uma promoção cultural realizada no mês passado nas redes sociais da Prefeitura de Taquara e do projeto cultural.

“Foi muito especial abrir este patrimônio histórico de nosso Município. Muitas pessoas têm alguma memória da Casa Vidal, e estes encontros permitiram reviver lembranças, além do compartilhamento de histórias variadas sobre este espaço, que certamente ficará lindo quando toda a sua restauração for concluída”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

Visitação ampliada

Os selecionados pela promoção foram guiados pela gestora cultural Cristina Schneider, e pela arquiteta Leila Schaedler, que fazem parte da equipe de restauro da Casa Vidal. Cristina conta que esta visita foi mais ampla que a realizada anteriormente, quando foi concluída a primeira etapa da restauração, em 2020.

“Isso permitiu que as pessoas reconhecessem o tamanho que tem a Casa Vidal, tendo uma noção real sobre a sua dimensão, e de como será o seu uso após a inauguração, em 2024”, explica.

A gestora complementa que a experiência da visitação do local foi muito enriquecedora.

“Entre os visitantes, estavam ex-moradores da edificação e pesquisadores das áreas de história e de patrimônio cultural. Foi também um momento de troca de informações sobre a complexidade que é o processo de restauro, além de reforçar o vínculo pessoal que as pessoas têm com este local”, ressalta.

Vivências dos visitantes

A visita guiada à Casa Vidal reviveu as memórias de Kiko Kohlrausch, neto de Henrique Vidal Kohlrausch, antigo proprietário do casarão e do comércio que levou o seu sobrenome, até encerrar suas atividades, na década de 1990.

Ele morou no local por cerca de 20 anos. Atualmente, vive em Belo Horizonte (MG), e aproveitou uma viagem a trabalho ao Rio Grande do Sul para visitar Taquara e participar da promoção.

Ele conta que pôde reviver diversos momentos de sua infância e de seu crescimento ao entrar na edificação.

“Aqui comecei a caminhar, a correr, a jogar futebol. E a Casa Vidal foi também o meu primeiro emprego. É muito bom saber que esta casa está sendo restaurada, pois a memória da minha família, e das demais pessoas que moraram ou compraram aqui, está sendo preservada”, frisa.

Já o professor da Faccat, Mateus Portal, visitou a Casa Vidal pela primeira vez. Nascido em Taquara, ele conta que sempre foi encantado pelo prédio, e tinha curiosidade em conhecer o local.

“Quando entrei, tive a dimensão de que é muito maior do que parece por fora. Com o tempo, estudando sobre patrimônios históricos e culturais, percebi o tamanho do valor histórico de todos os detalhes desta edificação, que traz um legado enorme para o Município”, aponta.

Entrega da segunda etapa será na próxima semana

Na próxima sexta-feira (17), será entregue a segunda etapa do restauro da Casa Vidal, às 10h.

Esta etapa foi aprovada em 2021 pelo programa Pró-Cultura/RS, do Governo do Estado, com o início das obras em maio de 2022.

A restauração é promovida por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), realizada pela Associação Natal Mágico de Taquara, com o apoio da Prefeitura.

O projeto é desenvolvido pela Patrimonium Gestão e Produção Cultural, e Forma Arquitetura, executado pela Arquium Construções e Restauro Ltda.

A etapa conta com o patrocínio das empresas Embrasa, RDois, Bibi, FH Comassetto Materiais de Construção e FlyByte Comunicação.

Também está em andamento a terceira e última etapa do restauro do antigo casarão, através do Edital de Museus do Governo do Rio Grande do Sul, cadastrado pelo Município em 2021, e que teve o seu início em agosto de 2022.

A obra compreende a infraestrutura e o trabalho de museologia do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott.

Os trabalhos são realizados com recursos do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e do Sistema Estadual de Museus (SEM RS).

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *