Evento integra a programação do 17º Natal Mágico de Taquara
Terno de Reis, terno junino, pasquins, chácaras, desgarrada, fados e poesias compõem o repertório de “Odilon Ramos e os Cantadores Açorianos”.
O grupo de nove integrantes tem como objetivo preservar a cultura açoriana no Rio Grande do Sul e estará abrilhantando o 17º Natal Mágico de Taquara, em apresentação no dia 21 de dezembro, às 20h, na Praça Marechal Deodoro.
O evento é realizado pela Prefeitura de Taquara, Sesc-Taquara e pela Associação de Voluntárias do Natal Mágico, com o patrocínio da Rudy Beer e da CDL Sapiranga e o apoio do Solar Pina e da RB Barbearia.
Além das cantorias espontâneas do Terno de Reis no período natalino, o grupo desenvolve algumas pesquisas que resultam num espetáculo cheio de beleza poética, trazendo à tona, canções, expressões e costumes vindos das Ilhas, nas caravelas dos açorianos.
“Apresentamos um espetáculo de aproximadamente uma hora, dando preferência em praças ou palcos cobertos, de modo que o público de todas as camadas sociais possa assistir”, menciona Odilon Ramos, diretor do grupo, mestre do Terno de Reis, poeta, declamador e cantor.
Programação Natal Mágico de Taquara:
-17/11 – QUI – Parada Natalina com apresentação do maestro Alex Barbosa e Coro Municipal Newton Macedo, chegada do Papai Noel com queda de neve e surpresa especial – Rua Júlio de Castilhos, saída às 19h30 da Câmara de Vereadores até à Praça Marechal Deodoro.
-1º/12 – QUI – Coral dos Adolescentes do IACS – às 20h, na Praça Marechal Deodoro.
-7/12 – QUA – Natal no Eldorado – às 20h, no campo próximo à Emef Getúlio Vargas.
-9/12 – SEX – Espetáculo Os Trovadores de Natal – às 20h, na Praça Marechal Deodoro.
-15/12 – QUI – Orquestra de Brinquedos – às 20h, na Praça Marechal Deodoro.
-18/12 – DOM – Natal em Padilha – às 19h.
-21/12 – QUA – Espetáculo do Terno de Reis – às 20h, na Praça Marechal Deodoro.
-22/12 – QUI – Recital Solar em Canto – às 20h, no Solar Pina.
Odilon Ramos e os Cantadores Açorianos
Descendentes de imigrantes açorianos, são em sua maioria, componentes de uma mesma família: Os Machado Ramos de Santo Antônio da Patrulha. Demétrio Machado Ramos, o patriarca, já herdara dos pais e avós, o dom de cantar, improvisar versos, escrever décimas e pasquins (poesia popular).
Era mestre de Terno de Reis, e ensinou aos filhos esta manifestação cultural e religiosa.
No atual grupo, três são seus filhos, três são netos, um é bisneto, um é casado com sobrinha do Patriarca, portanto, primo “emprestado” da família.
O grupo é formado por Odilon Ramos (diretor do grupo), Albêniz Meneghetti (acordeonista e cantor), Odácio Machado Ramos (violão e voz), Demétrio Machado Ramos Neto (viola, violão e voz), Saul Bestetti Ramos (violão e voz), Jean Steyer (bombo leguero), Onira Machado Ramos (voz), Ezequiel Machado Ramos (voz) e Valdomiro Maia (violino).
O grupo atua em projetos culturais também em escolas, levando oficinas e ensaios do Terno de Reis e canções açorianas e possui uma página social no Facebook: Cantadores Açorianos.
Saiba Mais.