Ação acontece em Nova Petrópolis em comemoração aos 120 anos da cooperativa
A partir da próxima quinta-feira (03), Nova Petrópolis já estará no ritmo da Cavalgada 120, ação da Sicredi Pioneira em comemoração aos 120 anos da cooperativa.
Com duração de quatro dias – de 03 a 06 de novembro – o evento terá base fixa para acampamento e alimentação no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pousada da Serra.
Na ocasião, participarão mais de 100 cavalarianos, incluindo associados dos municípios de atuação da cooperativa e entusiastas da atividade vindos de diversas cidades do estado.
A Cavalgada 120 se concentrará em Nova Petrópolis, Capital Nacional do Cooperativismo, percorrendo prédios históricos e monumentos relevantes para o cooperativismo na cidade, como o Núcleo Histórico da Linha Imperial e a RS-235.
“Para celebramos os 120 anos de história da Sicredi Pioneira percorreremos locais importantes, fazendo algumas paradas e homenageando quem fez e faz parte da nossa trajetória”, explica Tiago Luiz Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira.
“A cavalgada é uma atividade que estimula o encontro de pessoas com objetivos comuns, representando muito bem o que acontece no cooperativismo”, compara Schmidt.
A programação do evento ainda inclui atrações culturais e integrativas, como música ao vivo, mateada, apresentações artísticas e danças.
A Cavalgada é uma promoção da Sicredi Pioneira com realização do CTG Pousada da Serra e apoio do Município de Nova Petrópolis e da Casa Cooperativa Nova Petrópolis.
Confira o itinerário e a programação da Cavalgada 120:
Na quinta-feira, dia 03 de novembro, a partir das 9 horas, ocorrerá a recepção dos cavalarianos e montagem dos acampamentos no CTG Pousada da Serra.
Já à noite ocorrerá um jantar de boas-vindas, com apresentação da Proposta Cultural da Cavalgada aos participantes.
Já na sexta-feira, dia 04 de novembro, a cavalgada iniciará e somará um percurso de 21 km no dia.
A atividade sairá do CTG até a primeira sede da Caixa Rural (Casa du Lago), de onde seguirá pela Rua Antonio Scholler até chegar na RS 235, onde dobrará à direita e costeará a RS até chegar na rua Jose Otto Neumann.
Nesta rua, a cavalgada passará em frente da 2ª sede da Caixa Rural até chegar na frente do Prédio Histórico da Caixa Rural (Núcleo Histórico), seguindo até a Sociedade Concórdia, onde será o almoço.
Na sequência, a atividade seguirá pela RS 235 até chegar na sinaleira do centro, onde dobrará à direita na Rua Frederico Michaelsen. Após descer até a Rua 7 de Setembro, dobrará novamente à esquerda para chegar na frente da sede da Sicredi, onde ocorrerá uma pausa especial para um ato público, por volta das 15 horas.
Em seguida, a cavalgada dobrará à direita na Rua Rui Barbosa, à direita na Rua Tiradentes e novamente à direita na Rua Frederico Michaelsen.
Na sequência, dobrará à esquerda na Rua 7 de Setembro, à direita na Av. Três de Maio e à esquerda na Av. 15 de Novembro.
A cavalgada seguirá pela Av. 15 de Novembro/RS 235 até dobrar à esquerda na Rua Antônio Scholler, onde finalizará o itinerário no CTG Pousada da Serra.
À noite, às 21 horas, terá música ao vivo com o Grupo Serra e Fronteira, além de um jantar integrativo.
No sábado, dia 05 de novembro, o percurso a cavalo do dia será de 25km.
Com saída do CTG, a cavalgada passará pelo núcleo histórico da Linha Imperial (com parada no memorial de Célia Weber) e dobrará à esquerda na RS 235.
O itinerário dobrará à esquerda na Rua Prof. Francisco Hillebrand até chegar na propriedade de Ovídeo Hillebrand, onde terá uma parada e, na sequência, dobrará à direita na RS 235.
Em seguida, o grupo dobrará à esquerda na Estrada Nove Colônias, com parada para almoço na Sociedade de Nove Colônias.
Na sequência, dobrará à direita na Pousada Recanto dos Pioneiros e seguirá até a propriedade de Gilberto Braum, com parada na propriedade.
Para finalizar, a cavalgada sairá do Associado Produtor Rural e retornará ao CTG.
À noite, a partir das 21 horas, além do jantar integrativo ocorrerão apresentações artísticas com: CTG Amigos da Tradição – Grupo Pré-Mirim, CTG Encosta da Serra – Grupo Mirim, CTG Amigos da Tradição – Grupo Juvenil, GDF Sonnenschein – Grupo Adulto, Integração de dança (Maçanico) e Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana.
Encerrando a programação, no domingo, dia 06 de novembro, a cavalgada sairá do CTG e dobrará à direita na RS 235, seguindo até a última rótula, onde dobrará à esquerda na Rua Presidente Lucena.
Nesta via, seguirá até o entroncamento com a Av. 15 de Novembro, local da concentração – próximo à loja Kukos.
O grupo desfilará pela Av. 15 de Novembro e depois seguirá pela RS 235 até dobrar à esquerda na Rua Antônio Schoeller, na lombada da Sociedade Concórdia, da onde seguirá até a frente da Igreja da Linha Imperial.
Neste local, ocorrerá uma Cerimônia e Benção dos Cavaleiros às 11 horas. A cavalgada seguirá pela Rua Antônio Schoeller até o CTG. Neste dia, o percurso a cavalo será de 20 km.
Na programação artística do último dia, às 14 horas ocorrerá uma mateada cultural, com apresentações artísticas CTG Pousada da Serra – Grupo Adulto, Desafio de trova – Trovadores da Região, CTG Pousada da Serra – Grupo Pré-Mirim, Böhmerlandtanzgruppe – Grupo Adulto, CTG Pousada da Serra – Grupo Juvenil.
Para encerrar, ocorrerá a Domingueira com o Grupo Musical Estribo de Prata.
A programação completa e mais informações da Cavalgada 120 podem ser conferidas no site www.cavalgada120.com.
Créditos: Maiara Sparrenberger
Saiba Mais.