• 21 de novembro de 2024 21:07

Exposição Memórias em Tela e Tinta, em Taquara, segue esta semana

ByRafaela Andrighi

out 26, 2022

Projeto retrata o patrimônio histórico do Município através de pinturas feitas por alunos

Lançada na semana passada, a exposição “Memórias em Tela e Tinta: nossa gente, nossa história, nossa memória” segue até esta quinta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Taquara.

O projeto exibe 42 telas pintadas por alunos do nono ano do Ensino Fundamental que retratam o patrimônio histórico do Município, como antigas construções, igrejas e personalidades taquarenses.

A exposição é realizada pelo Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann.

“São trabalhos muito lindos feitos pelos nossos estudantes. Toda a comunidade está convidada a prestigiar esta ação que valoriza a história do Município”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

De acordo com o chefe da Divisão do Arquivo Histórico de Taquara, Maicon Rodrigues, a exposição é uma forma de resgatar o passado do Município, como forma de incentivar os estudantes a valorizar a história da cidade.

“Este trabalho busca fazer com que os jovens se interessem pelo patrimônio daqui, ressaltando através das telas as memórias dos lugares onde vivem. Eles são o futuro de Taquara, e é fundamental que eles tenham a percepção de conhecer a nossa história, para que ela não se perca com as gerações futuras”, ressalta.

Percepção dos alunos

Desde o lançamento da exposição, os alunos participantes do projeto visitaram a Câmara de Vereadores, e receberam um troféu e um certificado.

Nas telas em que pintaram, os lugares retratados não são apenas em locais da área central de Taquara, mas também de pontos de referências das regiões onde vivem.

É o caso do trabalho da aluna Isadora Ramos de Fraga, de 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Alípio Alfredo Sperb, do Bairro Santa Maria.

Em homenagem à sua própria escola, ela pintou o local onde esta funcionava em seus primeiros anos.

“Foi uma forma de destacar a história da nossa escola, que é quase centenária, e em como evoluiu ao longo de sua trajetória, tendo hoje mais de 200 alunos”, destaca.

Já o estudante Saulo Cesar Machado, de 15 anos, trouxe em sua tela o pórtico de entrada do Distrito de Padilha, na região onde mora.

Ele ficou muito feliz em ter participado da exposição, e de ter recebido o seu primeiro certificado de participação.

“O pórtico é um ponto de referência para nós que moramos em Padilha. Conheço pessoas que ajudaram na construção do local. Foi uma satisfação registrar a nossa história, e homenagear nossos vizinhos e amigos”, completa o aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Maurer.

Visitação e apoiadores

A exposição “Memórias em Tela e Tinta” poderá ser visitada até esta quinta-feira (27).

Nesta terça-feira (25), o horário de visitação é das 12h às 18h.

Na quarta e quinta-feira, será das 8h às 14h.

A Câmara de Vereadores fica na Rua Júlio de Castilhos, 2191, Bairro Centro. Interessados em visitar de forma guiada podem agendar pelo telefone (51) 3541-9200, ramal 434, ou pelo e-mail maicon.rodrigues@taquara.rs.gov.br.

O projeto teve o apoio das seguintes empresas: Agafarma Farmácias, Alternativa Imóveis, Bazar Arabela Center, A4 Centro Automotivo, Bazar Shalom, Chocolataria Gramado, Confeitaria Elaine, Clínica de Ecografia Dr. Sadi Müller, Clínica Sapienza Dr. Leonardo Signori, Construtaq – Rede Construir, Contemper Produtos Naturais, Farias Materiais de Construção, Farmácia Clínica, Fruteira da Pati, Ghesla Ótica e Relojoaria, Herzog, J. A. Júnior Livraria, Marks Atacado, Nestor Ferragem, Nexus Tecnologia e Zé Pneus Taquara.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *