Através das telas, projeto retrata o patrimônio histórico do Município
Foi lançada em Taquara nesta segunda-feira (17) a exposição “Memórias em Tela e Tinta: nossa gente, nossa história, nossa memória”.
Em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores, o projeto exibe 42 telas pintadas por alunos do nono ano do Ensino Fundamental, que retratam o patrimônio histórico do Município, como as antigas construções, igrejas e personalidades taquarenses.
“Esta é uma iniciativa muito bonita, em que os estudantes ressaltaram a história da nossa cidade através da arte. É uma forma de resgatar o nosso passado”, celebra a prefeita Sirlei Silveira.
A exposição é realizada através do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann, de Taquara.
De acordo com o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, o projeto marca o início de um movimento de educação patrimonial na cidade.
“É importante que os alunos tenham conhecimento sobre a história de Taquara, que tem 136 anos. Isso ajuda a valorizar a memória, identidade e pertencimento do nosso querido Município”, comenta.
Lançamento da exposição
A cerimônia de lançamento contou com a presença de representantes da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores e comunidade em geral, além da participação de alunos e professores envolvidos com o projeto.
Também houve a apresentação do Coro Municipal de Taquara, sob a regência do maestro Alex Barbosa.
Na solenidade, o professor Laureci Mayca ressaltou a importância de múltiplas parcerias para viabilizar a exposição.
“Acredito que o comprometimento das escolas, direções, coordenações, professores e estudantes foram uma das marcas relevantes deste projeto. Agradecemos a participação de cada um”, completa.
Das 42 telas em exibição, uma delas é a do estudante Uilian Oliveira Luciano, de 17 anos.
Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, no Distrito de Entrepelado, ele pintou um local próximo de onde mora, a Casa da Dona Moça.
Ele destacou a importância do contexto histórico que aquela construção representa para a comunidade.
“Houve um tempo em que escravos habitaram esta casa. E poder fazer este registro através das telas é uma sensação incrível. Pois podemos mostrar para a cidade um pouco da nossa história. Fico feliz em participar deste projeto”, salienta.
Visitação
A exposição “Memórias em Tela e Tinta” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira até o dia 28 de outubro na Câmara de Vereadores.
O horário de visitação é das 8h às 14h nas segundas, quartas, quintas e sextas, e nas terças-feiras, das 12h às 18h.
Escolas interessadas em acompanhar os trabalhos de forma guiada podem agendar através do telefone (51) 3541-9200, ramal 434, ou pelo e-mail maicon.rodrigues@edu.taquara.rs.gov.br.
Apoiadores
O projeto contou com o apoio das seguintes empresas: Agafarma Farmácias, Alternativa Imóveis, Bazar Arabela Center, A4 Centro Automotivo, Bazar Shalom, Chocolataria Gramado, Confeitaria Elaine, Clínica de Ecografia Dr. Sadi Müller, Clínica Sapiência Dr. Leonardo Signori, Construtaq – Rede Construir, Contemper Produtos Naturais, Farias Materiais de Construção, Farmácia Clínica, Fruteira da Pati, Ghesla Ótica e Relojoaria, Herzog, J. A. Júnior Livraria, Marks Atacado, Nestor Ferragem, Nexus Tecnologia e Zé Pneus Taquara.
Saiba Mais.