Índice é avaliado pelo Ministério da Educação, que apresentou os resultados do Município em 2021
As escolas municipais de Ensino Fundamental de Taquara apresentaram no ano passado um aumento na sua média avaliada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O indicador do Ministério da Educação classifica o desempenho das escolas de todo o país a cada dois anos, através de exames com alunos do quinto e do nono ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de matemática e português.
De acordo com os resultados apresentados na última sexta-feira (16), a média municipal dos Anos Iniciais subiu de 5,8, em 2019, para 6,1, em 2021, enquanto a média dos Anos Finais cresceu de 4,4 para 5,5, também no mesmo período avaliado.
Ao analisar os números, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, aponta uma série de ações realizadas pela pasta no ano passado, que garantiram a ampliação da nota do Ideb em Taquara.
Entre as quais, a elaboração de um planejamento coletivo junto com as equipes diretivas da escola, para melhorar a aprendizagem das crianças, bem como o acompanhamento pedagógico com os professores, a correção na distorção entre idade e série estudada através dos Grupos de Aprendizagem por Metodologias Ativas (Projeto Gama), e investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões em materiais pedagógicos.
“Todos estes trabalhos implantados no início desta gestão foram fatores importantíssimos para elevar os resultados do Ideb em Taquara. São projetos essenciais para garantir a melhoria da qualidade da aprendizagem dos nossos alunos”, destaca. Para a secretária, a meta é manter o índice do Ideb em patamar semelhante ao atual na próxima avaliação. “Queremos continuar fazendo este trabalho de recuperar com nossos estudantes. E para isso, estamos com um foco maior nos alunos que estão no quarto e do oitavo ano do Ensino Fundamental, pois serão eles quem farão o exame que define a média do Ideb em 2023”, completa.
Neste ano, entre as medidas para aumentar o índice do Ideb futuramente, uma delas está na criação da Avaliação Diagnóstica, realizada pela primeira vez em junho com estudantes de todas as turmas de Ensino Fundamental no Município.
Carla explica que este trabalho foi pensado para ver quais são as habilidades que os alunos já desenvolveram ou que precisam se aperfeiçoar em português e matemática.
“Foi um projeto que implantamos neste ano, qualificando o trabalho dentro de cada escola. Todos os diretores estão bem envolvidos com a iniciativa, que objetiva melhorar o desempenho daqueles alunos que estão com um rendimento mais baixo”, salienta.
Além disso, o Projeto Gama também passou por ampliação neste ano.
A iniciativa foi implementada em 2021 para corrigir a distorção escolar nos Anos Finais.
No ano passado, o projeto atendia três turmas, e foi ampliado em 2022 para nove turmas, atendendo 200 estudantes.
“Ver que os resultados do Ideb indicam melhora na educação de Taquara é um sinal de que estamos no caminho certo. Ainda há muita coisa para fazer em nosso Município, e estamos empenhados em qualificar os estudantes taquarenses, tornando as escolas municipais uma referência em aprendizagem na região”, frisa a prefeita Sirlei Silveira.
Carla completa que todas as ações realizadas pela Secretaria de Educação envolvem uma grande rede de apoio, envolvendo as equipes diretivas da pasta e das escolas.
“É uma ação coletiva no sentido de valorizar, orientar e repensar a ação pedagógica de cada escola. Ter um projeto como o que estamos fazendo em Taquara fortalece muito o trabalho da rede municipal de ensino como um todo”, finaliza.
Saiba Mais.