Durante o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Parobé está intensificando as ações para estimular os cuidados com a saúde mental, de forma a contribuir com a campanha Setembro Amarelo, que em 2022 tem como lema “A vida é a melhor escolha” e que anualmente é dedicada à prevenção do suicídio.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo, gerando grandes prejuízos à sociedade.
O número de suicídios por ano passa de 700 mil em todo o mundo, segundo a OMS, sem contar com os episódios não notificados.
No Brasil, são registrados números próximos de 15 mil casos anualmente, com a assustadora média de 42 pessoas que cometem suicídio por dia.
Segundo a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima, Parobé está recebendo ações em saúde mental por todo o município, em especial nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Queremos levar o conhecimento e o acolhimento à população, com a finalidade de prevenção e combate ao suicídio” explica a secretária.
“Ações preventivas e informativas voltadas à população e aos adolescentes são importantes e facilitam a discussão sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho e em outros lugares, assim como fortalecem e acolhem aquele que sofre por alguma questão mental”, destaca a coordenadora geral do NAPIA, a psicóloga Carla Woiciechovski.
Entre as ações já realizadas, no dia 06, o CAPS realizou uma capacitação com a rede de saúde de Parobé sobre indicadores, casos e informações sobre prevenção do suicídio.
Já no dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicido, foi promovido um comitê de orientação da saúde mental do município, com NAPIA e CAPS na praça 1º de Maio.
Na ocasião, profissionais dos serviços conversavam e conscientizaram os munícipes sobre a importância e o cuidado da sua saúde mental.
Ao longo do mês, atividades acontecerão em todas as UBS, assim como com todas as escolas da rede municipal e estadual do município, por meio de rodas de conversa com o objetivo direto de falar em prevenção, manejo, riscos e cuidado com a sua saúde mental.
Saiba Mais.