“Um dos nossos sonhos realizamos e continuamos sonhando”, diz o presidente responsável pelos Festejos em Taquara
Melhorias efetuadas no espaço principal do Parque Anibaldo Renck, sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, em Taquara, onde o 14º Festejos Farroupilhas do Paranhana é realizado, foi percebida pelos professores e alunos que visitaram o evento nos últimos dias.
Antes de chão batido, agora o piso é de concreto o que deixou o ambiente mais acolhedor, além do tablado alinhado feito de madeira para receber as danças tradicionalistas.
“A acessibilidade este ano está bem melhor, a questão do entorno do palco principal não tem nem comparação de como era antes, embora ainda sejam necessárias melhorias na parte externa em função principalmente de quem é cadeirante, mas num contexto geral já vemos avanços”, salienta a professora da Escola Especial Professora Cassandra Fritscher, Apae de Taquara, Diele Carolina Weschenfelder Kohlrausch que esteve participando das oficinas na terça-feira (13), com alunos com necessidades especiais.
Professora há 12 anos na Apae, Diele já participou de diversas edições dos Festejos com seus alunos.
“O contato com o animal para eles é muito importante, ficam realmente muito felizes com esta oportunidade”, destaca Diele.
Um sonho realizado
“Quem chega aqui se espanta, pois o local está mais organizado, oferecendo aos visitantes uma recepção merecida. Mas o mais importante é a acessibilidade, pois o chão é estável proporcionando que idosos, cadeirantes e pessoas com alguma dificuldade de locomoção possam ficar mais a vontade”, observa o presidente da Associação dos Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, Juliano Barbosa.
Este era um dos sonhos a serem realizados, mas ainda tem mais. “Sabemos que ainda falta muito para que possamos dizer que o evento é totalmente acessível, pois a parte externa precisa de muitas melhorias, o que já estamos pensando e vamos batalhar para conquistar, afinal o propósito do evento é disseminar a cultura gaúcha a todas as pessoas. Um dos nossos sonhos realizamos e continuamos sonhando”, afirma Juliano.
Para que a construção do novo piso de bloquetos de concreto fosse possível a Associação dos Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana recebeu auxílio financeiro da Prefeitura de Taquara e da Câmara Municipal de Vereadores.
“A Associação se mobilizou e buscou apoio para a realização desta obra. O pavilhão de shows deixou de ser de chão batido. Um investimento importante para todos, sede, CTG, comunidade”, reitera Juliano.
O 14º Festejos Farroupilhas do Paranhana tem a organização da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana; apoio da Prefeitura Municipal de Taquara, Câmara Municipal de Vereadores e Faculdades Integradas de Taquara – Faccat; patrocínio de Colorgraf Gráfica e Editora, Openfield Calçadista e FH Comassetto e financiamento do Pró-Cultura/RS – Lei de Incentivo à Cultura – LIC e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura.
Durante a tarde de quarta e quinta-feira mais alunos e professores participam das oficinas culturais de guasqueiro, dança e chula, chimarrão, vaca parada e passeio a cavalo promovidas no 14º Festejos Farroupilhas do Paranhana, ministradas por instrutores e tradicionalistas da região.
As oficinas culturais são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), com o CTG Essência Gaúcha e com a Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana (AAFFP).
Além das oficinas há a programação musical contando com talentos da música gaúcha.