• 22 de novembro de 2024 05:26

Projeto conscientiza alunos e realiza plantio de árvores em Três Coroas

ByRafaela Andrighi

set 1, 2022

Mais um mutirão de trabalho do projeto Rio Paranhana: Eu Amo, Eu Cuido foi realizado nesta terça-feira (30).

O projeto, que é iniciativa do município de Três Coroas, que integra a quarta etapa do VerdeSinos, ação coordenada pelo Comitesinos desde 2009.

Em Três Coroas, o projeto conta com a colaboração da Emater, Sindicado das Indústrias do Calçado, Associação e muitas outras agências Trescoroense de Canoagem, Agência Brasileira de Turismo de Jangada, TrescoPark e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Desta vez, o grupo esteve no Parque das Laranjeiras, com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II e alunos de canoagem da Aztec, onde foram plantadas 50 árvores.

Com a participação de alunos da Escola Municipal Frederico Ritter, 40 árvores foram plantadas no Brazilian Raft Park e 56 árvores foram plantadas no espaço verde público da comunidade Vila Nova quando participaram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Rondom.

A intenção dos plantios é promover a educação ambiental com atividades práticas e instrutivas sobre ecologia e ainda contribuir para a restauração das matas ciliares.

As árvores devem ser plantadas, sempre com a presença dos alunos, quando, além de colocarem a mão na terra, recebem uma verdadeira aula sobre ecologia e desenvolvimento sustentável e a importância de cuidarmos do meio ambiente.

Para Fernando Jaeger Soares, biólogo da Prefeitura, “essas atividades são primariamente pedagógicas com a participação ativa das professoras.

Muitos alunos que participaram não conheciam os locais visitados, nem os conceitos tratados durante as explicações. Muitos nunca plantaram uma árvore antes.

Além disso, o espírito de equipe para concluir uma “obra” é muito gratificante de se observar.”

Até o momento foram plantadas 146 árvores de forma divertida e instrutiva.

No projeto ainda estão planejadas atividades de melhoria da gestão de resíduos sólidos, plantio de hortas comunitárias, cisternas para coleta de água da chuva e um evento de celebração dos resultados.

A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2023.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *