Iniciativa é promovida pela Prefeitura de Taquara, Instituto Capoeira Social, Gerando Falcões e Faculdade Anhanguera
Proporcionar para adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, a oportunidade de resgatar e realizar sonhos por meio de ferramentas de autogestão, consciência social, desenvolvimento da inteligência socioemocional, quebra de crenças, encontro de vocação e construção do projeto de vida são objetivos do Programa Jovem Falcão Formação de Jovens e Adultos.
O Programa começa a ser construído em Taquara e oferta, neste primeiro momento, 20 vagas para jovens de 14 a 24 anos.
A pré-matrícula pode ser feita até 20 de agosto através do formulário eletrônico. A divulgação dos selecionados será divulgada no dia 22 de agosto, nas páginas do Facebook e Instagram do Instituto Capoeira Social e da Prefeitura de Taquara.
“Qualquer jovem pode se inscrever, mas as vagas preferencialmente deverão ser preenchidas por jovens de famílias integrantes do Cadastro Único; não sendo preenchidas as vagas por este jovens, serão abertas para as demais pessoas interessadas, sempre levando em consideração o critério de renda”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza.
O Programa Jovem Falcão é realizado pelo Instituto Capoeira Social que integra a rede Gerando Falcões, em parceria da Prefeitura de Taquara através do educador do Cras de Taquara, Elias Tom e pela Faculdade Anhanguera onde serão ministradas as aulas presenciais.
Informações podem ser solicitadas via o contato de WhatsApp (51) 99704-7480.
Metodologia das aulas
As aulas do Programa Jovem Falcão terão início no dia 29 de agosto com término em 5 de dezembro de 2022.
Ocorrem em ensino híbrido, na qual os alunos vão vivenciar o processo de aprendizagem nas modalidades presencial e on-line (no laboratório de informática da Anhanguera, às segundas-feiras, das 14h às 16h) de forma integrada com mentoria de carreira e de inteligência emocional.
Cada participante receberá um mentor, que durante os cinco meses irá auxiliar nas descobertas de habilidades e competências.
O programa conta com mentores de todo Brasil, com boas experiências de vida para agregar no aprendizado de forma mais assertiva e positiva de cada jovem.
A formação é composta por sete módulos: Módulo I – Inteligência Emocional, Módulo II – Autoconsciência, Módulo III – Autogestão, Módulo IV – Consciência Social, Módulo V – Gestão de relacionamento. Módulo VI – Tomada de decisão responsável e Módulo VII – Introdução – Trilhas especiais.
Após a finalização dos cinco meses da etapa socioemocional ocorre a trilha técnica momento em que o jovem escolhe e é encaminhado para a trilha que faz mais sentido para seu plano de vida.
Quando o jovem passa para a trilha técnica, ele tem a formação continuada onde os encontros ocorrem uma vez por mês com tópicos específicos seguindo as temáticas: Tecnologia, empreendedorismo, varejo, empregabilidade e universidade.
Saiba Mais.