Local é destinado para a doação de roupas, cobertores e calçados à população
Os moradores da Taquara que precisam de agasalhos para enfrentar as baixas temperaturas do inverno já podem retirar suas roupas, sapatos e cobertores no Varal Solidário.
A iniciativa de recuperação, comandada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, começou nesta terça-feira (24).
Às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, a comunidade poderá retirar itens disponíveis para doação no antigo endereço da secretaria, Rua Ernesto Alves, 2785, Bairro Jardim do Prado (em frente à FH Comassetto).
A campanha é uma ação contínua da pasta, e seguirá até o mês de agosto.
“Utilizamos o antigo endereço da Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social para ampliar o nosso espaço de rouparia, em um local bastante acessível e que é possível acomodar com mais facilidade o acesso ao vestuário”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa. Segundo ele, a expectativa é de que sejam fornecidas em torno de 5 mil peças para a população.
Pedido por roupas masculinas
Quem tiver roupas em bom estado em casa, e deseja doar para o Varal Solidário, poderá fazer a sua destinação no mesmo endereço nas quartas-feiras, das 8h às 11h, para facilitar o atendimento e a classificação das roupas.
Maurício lembra que, no local, há uma grande quantidade de roupas femininas. Porém, há poucas peças masculinas disponíveis para a doação.
“Vale lembrar que o público de pessoas em situação de rua no Município é majoritariamente masculino. Portanto, também pedimos para que a comunidade nos ajude nesse sentido”, comenta, complementando que também há poucas mantas e cobertores à disposição.
A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, destaca a importância da iniciativa.
“Todos nós podemos fazer a nossa parte e doar um agasalho que não estamos mais usando e em bom estado. Essa atitude fará um bem gigantesco naqueles que precisam de uma roupa quentinha para este inverno”, destaca.
Como retirar
Ao chegar no Varal Solidário, a pessoa precisa se identificar para a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, para depois escolher as roupas que desejar. Cada morador pode retirar até 15 peças, sendo até quatro roupas de lã e um casaco.
A costureira Susimara Cardoso Alves, de 32 anos, foi uma das primeiras pessoas a visitar o Varal Solidário. Desempregada no momento, ela foi em busca de peças de roupas para ela e suas duas filhas, e ficou feliz em ter encontrado o que buscava.
“Já tinha retirado algumas peças em outros anos e não tenho vergonha de estar aqui novamente. É uma iniciativa maravilhosa, pois ajuda bastante e faz uma enorme diferença para quem precisa”, ressalta.
Saiba Mais.