A tecnologia está se tornando cada vez mais frequente em nossas vidas, principalmente os jovens estão cada vez mais conectados ao mundo online.
O município de Parobé está considerando incorporar a tecnologia na sala de aula e está mudando os métodos tradicionais de ensino, trazendo soluções tecnológicas como os chromebooks para as salas de aula dos alunos do município.
Os aparelhos, notebooks de última geração utilizados para a realização das atividades escolares, estão sendo distribuídos às escolas municipais desde o mês passado.
A cidade adquiriu um total de 448 chromebooks, que estão sendo distribuídos para alunos e professores na rede pública da cidade.
No geral, a cidade de Nova York investirá mais de 1 milhão nos dispositivos que comprou e ainda comprará, para um total de 750 chromebooks.
Além disso, 23 armários de carregamento chromebook, que são armários especiais com rodas, foram adquiridos e também serão entregues às escolas.
Uma das escolas em que os novos equipamentos vêm encantando estudantes e educadores é a escola Marieta Melita da Silva, na Morada do Funil.
“O chromebook ajudou muito a gente, porque teve um grande avanço da tecnologia dentro da sala de aula. E vamos poder usar essa tecnologia para muitas coisas relacionadas ao estudo”, comemora a estudante Mirian Machado Borba da Silva.
A ação faz parte de uma série de investimentos feitos pela Prefeitura de Parobé para levar a tecnologia para dentro da sala de aula para proporcionar uma educação de qualidade e conectada.
Um Chromebook é um laptop leve e portátil que é executado no sistema operacional Chrome OS do Google. Por ser compacto, o aluno pode carregá-lo com facilidade e ajudá-lo em todas as atividades escolares, como criar apresentações, responder pesquisas e muitas outras atividades.
Segundo Picucha, esse é um grande investimento que vai qualificar e facilitar muito a vida do professor e expandir o universo da aprendizagem do aluno.
“Parobé está investindo na cultura digital como prática pedagógica. Além dos chromebooks, outro exemplo são as oficinas de robótica que tiveram início no ano passado em nossas escolas. A nossa proposta é que todos esses equipamentos sejam utilizados em sala de aula nas diferentes disciplinas para complementar os estudos. Hoje, especialmente depois de toda adaptação que precisamos fazer durante a pandemia, falar em educação requer abordar também todas essas novas ferramentas pedagógicas”, destaca o prefeito.
Segundo a secretária de Educação Joana D’Arc Witmann, como a tecnologia evolui muito rapidamente, os estudantes têm de estar preparados para ela.
“Nosso papel é acompanhá-las nesse processo. Essa é uma ferramenta pedagógica que irá potencializar as aprendizagens, integrando a tecnologia com o conhecimento, com os professores utilizando esses equipamentos desde a pré-escola até o 9º ano”, explica.
Saiba Mais.