• 19 de setembro de 2024 21:47

Taquara oferece mais de 60 vagas para cursos profissionalizantes

ByRafaela Andrighi

abr 5, 2022

Inscrições são realizadas no Cras, no Creas e na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania

A Prefeitura de Taquara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, começou recentemente a se inscrever em quatro diferentes cursos de qualificação profissional gratuitos para famílias em situação de rua ou de cadastro único atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

Ao todo, são 66 vagas disponíveis para a comunidade interessada em participar.

Destas, 10 vagas são para curso de informática básica, para moradores de rua; 16 vagas para curso de confeitaria, para famílias assistidas por Cras e moradores de rua; 24 vagas para curso de grampeamento de sapatos; eletricista de baixo risco 16 vagas – as duas últimas, para famílias atendidas pelo Cras.

Além disso, há 20 vagas de pré-matrícula para jovens aprendizes.

Qualificação da mão de obra
Desde o ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania oferece cursos profissionalizantes com moradores que são atendidos pelo Cras e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), buscando qualificar estas pessoas.
“Dentro da Secretaria, hoje temos a Diretoria de Trabalho e Cidadania, que se empenha na construção de parcerias e na contratação de cursos de qualificação para o público que possui Cadastro Único”, explica o secretário Maurício Souza Rosa.
Devolução de protagonismo
O objetivo destes cursos é devolver o protagonismo para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, para que possam retomar sua condição de independência.
“Em 2021 criamos a Rede Cidadã Empreendedora, um conjunto de organizações e aparelhos sociais da iniciativa pública e privada que passaram a atuar em conjunto. Entre essas pautas, a necessidade de qualificar a mão de obra, especialmente das famílias mais vulneráveis de nosso Município, para ofertar a possibilidade de autonomia delas”, comenta o secretário.
As inscrições podem ser realizadas no Cras, no Creas ou na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania.
“Estamos felizes em proporcionar oportunidades para as famílias em situação de vulnerabilidade social de Taquara. Através da qualificação profissional, poderemos auxiliá-las em ter uma vida mais independente, auxiliando para que estas pessoas possam ser inseridas no mercado de trabalho”, destaca a prefeita Sirlei Silveira. As aulas estão previstas para começar em maio.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania está localizada na Rua Ernesto Alves, 2785, Bairro Jardim do Prado.
O endereço do Cras é na Rua Henrique Bauermann, 2318, Bairro Jardim do Prado.
O Creas fica na Rua Henrique Bauermann, 1650, no Bairro Recreio.
O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, e na sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *