• 21 de novembro de 2024 21:03

Seminário “Taquara, 136 anos: nossa gente, nossa história, nossa memória”

ByRafaela Andrighi

abr 5, 2022

Seminário “Taquara, 136 anos: nossa gente, nossa história, nossa memória” traz historiadores, professores e comunidade a refletirem sobre o Município

Nos dias 13 e 14 de abril, será promovido o seminário “Taquara, 136 anos: nossa gente, nossa história, nossa memória”, em alusão ao aniversário do município comemorado no dia 17 de abril.

O evento acontece online via Google Meet e será transmitido das 19h às 22h.

Ouvintes (público em geral) podem se inscrever pelo formulário, e comunicadores e estudiosos de história, pedagogia e professores de diversas redes educacionais da cidade podem se inscrever por este link.

Um link de acesso ao workshop será enviado aos participantes através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

“Através deste projeto convidamos os professores a refletirem com os seus alunos neste mês de abril sobre a olhar de quem é o povo taquarense, esta será a temática trabalhada pelo museu ao longo do ano, teremos exposições e visitações pensando em quem é este povo, direcionando a comunidade ao lema da Educação que é “Pertencimento e Identidade”, pensado pela equipe pedagógica da Smece justamente para mudar a concepção e a visão da população acerca de si própria e principalmente em relação ao Município”, observa o chefe de divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues.

Dúvidas e informações podem ser contatadas pelo e-mail: museu@taquara.rs.gov.br e pelo telefone 35419200 – ramal 434.

A iniciativa é uma promoção da Prefeitura de Taquara, pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann e pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), através do Curso de História.

Palestras e participações – 13/04

  • Prof. Me. Vania Inês Ávila Priamo – “O patrimônio imaterial de outrora: legado da imigração alemã para os dias de hoje”.

  • Prof. Dra. Dóris Rejane Fernandes – “Lusos, espanhóis, alemães e italianos na Taquara do Mundo Novo: o legado deixado na memória e na história”.

  • Prof. Dr. Ubiratã Ferreira Freitas – “Os afrodescendentes em Taquara: contribuições de um povo”.

  • Um lugar para chamar de lar: a história e a memória das comunidades da Península Arábica na Taquara do Mundo Novo” – perguntas e debates com Magda Mohd Rabie (Palestina), Leila Gil (Palestina) e Nariman Shunnaq (Jordânia)

Palestras e participações – 14/04

  • Prof. Me. Antônio Soares – “A ocupação pré-colonial na Colônia do Mundo Novo: os primeiros ocupantes dessas terras”.

  • Prof. Me. Vânia Inês Ávila Priamo e o tradicionalista Marco Aurélio Angeli – “Entre caminhos e memórias: o papel dos tropeiros na formação histórica e cultural do Mundo Novo”.

  • Comunicadores – acadêmicos de História, Pedagogia e professores de diversas redes de educação do Município: “Relatos de experiências que abordaram a história de Taquara em sala de aula” (perguntas e debates).

 

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *