A Prefeitura de Parobé está reforçando o combate ao Aedes aegypti, mosquito adulto transmissor da dengue, por meio do monitoramento ambiental.
Uma dessas medidas é o uso de um agrotóxico, também conhecido como Fumacê, que atualmente está sendo realizado em diversas áreas da cidade.
É uma tática que a prefeitura encontrou para controlar as populações de mosquitos, que envolve a passagem de um carro, que emite uma “nuvem” de fumaça, e o uso de inseticidas em baixas doses para exterminar a maioria dos mosquitos adultos presentes na área.
A operação teve início na manhã desta terça-feira, dia 5, nas comunidades do Planalto e Vila Nova.
De acordo com o cronograma, as inscrições serão feitas por um dia em cada local, das 6h às 8h e das 18h às 20h.
O carro passou pela porta da casa residencial onde eram usados inseticidas para controlar os mosquitos adultos.
A secretária de Saúde Ana Elisa de Lima explica que, além dos bairros que serão atendidos esta semana, a ação irá para outras regiões nos próximos dias.
“Vamos tentar abranger o maior número de localidades dentro de nossas possibilidades técnicas. Entretanto, é importante destacar que o inseticida não elimina os focos de larvas, apenas o mosquito adulto e manter as casas sem larvas do mosquito deve continuar sendo uma preocupação constante da comunidade”, destaca.
Importante
Durante a aplicação do inseticida, é recomendável que o morador deixe as janelas abertas e que movimentem cortinas e móveis para que os mosquitos que estiverem dentro das residências se desloquem para serem eliminados e também que as pessoas permaneçam dentro de suas casas durante a aplicação.
Atenção: em caso de chuva ou vento, a ação será marcada.
Cronograma de aplicação do inseticida:
Dia 5 manhã – Planalto e Vila Nova
Dia 5 tarde – Boa Vista e Vila Feliz
Dia 6 manhã – Paraíso
Dia 6 tarde – Bairro Jardim, Bairro Cardoso e Arroio do Sal
Dia 7 manhã – Alexandria e 3L
Dia 7 tarde – Guarujá e Vila Mariana
Saiba Mais.