• 19 de setembro de 2024 21:55

Educação de Taquara contratará profissionais de atendimentos especiais

ByRafaela Andrighi

fev 24, 2022

Medida garante a melhoria nos atendimentos da Escola Especial Lucas Sauer, e proporciona mais acessibilidade de alunos cegos e surdos

O Ministro da Educação, Cultura e Esportes (Smece) da Prefeitura de Taquara foi autorizado pela Câmara Municipal a aprovar duas Leis nº 002/2022 e nº 014/2022.

A primeira delas foi aprovada pela prefeita Sirlei Silveira na semana passada e traduzida na Lei 6569/2022, e a segunda será homologada nesta semana.

A primeira proposta é a contratação temporária de fisioterapeuta e fonoaudiólogo em parceria com a Escola de Educação Especial Lucas Sauer City para atender crianças e adolescentes em idade escolar.
Dois profissionais contratados trabalham 20 horas semanais por um período de um ano, prorrogável por mais dois anos.
“Será feita uma seleção pública para o chamamento destes profissionais nos próximos dias, que serão de grande valor para acrescentar nos trabalhos oferecidos na Escola Lucas Sauer”, explica a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira.
O segundo projeto envolveu a contratação de duas professoras, uma intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libra) para atender alunos surdos e uma professora de Braille para atender crianças ou adolescentes cegos.
Essas vagas também têm carga horária de 20 horas e são destinadas a profissionais com ensino superior completo ou com curso de Licenciatura, além das certificações exigidas em sua área de atuação.
“Este contrato também terá a vigência de um ano, até o final do ano letivo de 2022 em Taquara. Ambos os profissionais estarão à disposição da Smece para as escolas de nosso Município”, complementa a secretária.
Oportunidade de inclusão
A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, ressaltou a importância da contratação destes profissionais, como uma forma de proporcionar maior inclusão na Rede Pública de ensino.
“Estamos felizes com a oportunidade de ampliarmos a contratação de profissionais para auxiliar nos atendimentos da Escola Especial, bem como em termos autorizada a oportunidade de contratar professores de Libras e Braille. Assim, todos os alunos de Taquara serão contemplados com um ensino de qualidade”, destaca.
Processo seletivo
Carla ressaltou que a contratação de professores de Libra e Braille será feita por meio de processo seletivo da Smece e análise curricular.
Por outro lado, a contratação de fonoaudiólogos e fisioterapeutas ficará a cargo da secretaria de saúde, que atuará como parceira nos serviços do Centro de Aprendizagem e Profissões Culturais (CEAP).
Segundo a ministra da Saúde, Mariane Farias da Silva, a fisioterapeuta foi encaminhada para a Escola Lucas Sauer, que será ministrada em duas turmas.
Quanto à contratação de fonoaudiólogo, ela disse que o departamento vai iniciar um processo seletivo nos próximos dias.
Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *