Cota única do imposto ou primeira parcela devem ser pagas até o dia 10 de fevereiro
Desde o dia 10 de janeiro, está disponível a retirada do carnê para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 em Taquara.
Em 2022, são quatro diferentes formas de solicitar as guias para o pagamento do tributo, tanto presencial quanto virtualmente.
Os moradores podem solicitar o carnê até o dia 10 de fevereiro, data em que vence a cota única ou a primeira parcela do imposto.
E em 2022, este pedido ficou ainda mais acessível. Pelo WhatsApp, os contribuintes poderão entrar em contato diretamente com o Setor de Tributação, através do número (51) 99447-5067.
Outro recurso já existente para solicitar as guias de pagamento é por e-mail, pelo endereço iptu@taquara.rs.gov.br.
Em ambos os casos, devem ser informados dados como o número de inscrição municipal ou nome e CPF do proprietário e endereço do imóvel.
Além disso, no site da Prefeitura de Taquara (www.taquara.rs.gov.br), há a opção de retirada do carnê do IPTU. Na página principal, na coluna da direita, o pedido pode ser feito ao clicar na aba “IPTU”.
Presencialmente, o carnê pode ser retirado no Setor de Tributação do Centro Administrativo Municipal de Taquara, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro, junto ao prédio da CICS-VP.
O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h30, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30.
Locais de pagamento
Para quem pagar o IPTU presencialmente, o Centro Administrativo Municipal é um dos locais de arrecadação do imposto, assim como as agências bancárias do Banrisul, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Em 2022, outra novidade é o pagamento do imposto pelo Pix. através de um QR Code presente em todos os carnês da contribuição, podendo ser pago em qualquer agência bancária.
Descontos no pagamento à vista
Quem deseja pagar o IPTU em uma única parcela, e está em dia com suas contas, o valor da contribuição terá um desconto de 15% sobre o imposto.
Para a pessoa que tenha algum débito, e também deseja contribuir em uma prestação, o desconto aplicado será de 5%.
No caso dos moradores que desejam quitar o imposto de forma parcelada, o IPTU pode ser pago em até 11 prestações mensais e consecutivas, desde que cada fatura não seja inferior a 10% do valor da Unidade de Referência Municipal (URM), que é de R$ 620,20 em 2022.
Ou seja, as parcelas não podem ser menores que R$ 62,00.
Em caso de dúvidas, os moradores poderão entrar em contato pelo telefone (51) 3541-9200, nos ramais 203, 286, 270, 278 e 283.
Créditos: Ruan Nascimento
Saiba Mais.