• 20 de setembro de 2024 04:06

Incentivo à destinação do Imposto de Renda para fundos municipais

ByRafaela Andrighi

dez 6, 2021
Taquara lança campanha de incentivo à destinação do Imposto de Renda para fundos municipais de crianças e adolescentes
Contribuintes podem destinar até 6% do imposto para projetos sociais
Será lançada na próxima semana em Taquara uma campanha para incentivar a destinação de 6% do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para fundos municipais que atendam crianças e adolescentes.
A iniciativa foi discutida em reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), realizada na Prefeitura Municipal nesta quinta-feira (2), e conta com o apoio da Administração Municipal.
O lançamento oficial da campanha será através de uma live na próxima quinta-feira (9), às 17h, entre a prefeita Sirlei Silveira, e o vice-diretor administrativo financeiro da Faccat, Sérgio Nikolay. “Neste encontro virtual, explicaremos como a comunidade poderá fazer a sua parte contribuindo com seu Imposto de Renda para os projetos sociais de nosso Município. Por ser uma ação de solidariedade, não haverá nenhum desembolso real ao contribuinte, e ainda beneficiará o público-infantil daqui de Taquara”, explica Sirlei.
Sobre a destinação
Qualquer contribuinte pode destinar até 6% do Imposto de Renda devido, desde que o depósito seja feito até o último dia do expediente bancário de cada ano. Para isso, é preciso verificar o imposto devido na declaração do ano anterior.
Em posse desse valor, é necessário projetar um aumento e fazer um cálculo de 6% deste valor. O resultado será o limite que poderá ser destinado a qualquer instituição social que esteja cadastrada no Comdica.
Para a destinação do IR em entidades de Taquara, é necessário fazer um depósito dos 6% do IR no Banco do Brasil, agência 0416-2, conta corrente n° 32450-7, em nome do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Taquara, e CNPJ 19.030.263/0001-71.
O contribuinte deve informar no recibo dados como nome e CPF, e dados da entidade beneficiária. Esta contribuição deve ser feita até o último dia útil bancário de dezembro, para que se tenha o benefício fiscal.
“É importante fazermos juntos essa mobilização, para que quem contribua com o Imposto de Renda colabore com a destinação para os projetos municipais. Desta forma, estaremos proporcionando um futuro melhor para as crianças e adolescentes de nosso Município, para a construção de um importante legado”, completa a prefeita.
Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *