• 23 de novembro de 2024 01:59

Convênio realizará cerca de 500 castrações de animais em Taquara

ByRafaela Andrighi

dez 6, 2021

Assinatura de adesão ao programa ocorreu no sábado com a presença da secretária de Estado Regina Becker

Taquara assinou neste sábado (4) o convênio de participação do programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”, promovido pela Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Rio Grande do Sul. O Município receberá R$ 34 mil do Estado, valor que será destinado para a realização de castrações de cadelas e gatas.

O anúncio ocorreu durante o fechamento do Mês da Castração, evento que mobilizou veterinários voluntários para ampliar o número de cirurgias feitas pelo Município no mês de novembro. “Com esse repasse, temos a meta de realizar 500 procedimentos nos próximos seis meses. Ficamos muito felizes em estarmos inseridos na ação, e continuaremos fazendo todos os nossos esforços em favor da causa animal”, destaca a prefeita Sirlei Silveira, que recebeu em seu gabinete a secretária estadual Regina Becker, para a assinatura do convênio.

Mês da Castração

O Mês da Castração foi uma iniciativa proposta pela vereadora Carmem Fontoura e realizada pela Prefeitura de Taquara, através da Defesa Civil do Município, com a realização de cirurgias no Castramóvel, veículo onde são castrados os animais. Os procedimentos são realizados em fêmeas em situação de rua, fêmeas abandonadas, famílias cadastradas junto ao Desenvolvimento Social e residências com mais de dez animais da mesma espécie. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, Matheus Modler, no mês passado, mais de 50 cirurgias foram feitas, sendo mais de 85 procedimentos desde a retomada dos serviços do Castramóvel, em julho. “Temos uma meta para conseguirmos entre 100 e 120 castrações até o final deste ano”, comenta.

Estavam presentes na assinatura do convênio os vereadores de Taquara, Carmem Fontoura, Junior Eltz e Elias Rodrigues; o coordenador da Defesa Civil, Matheus Modler; o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, e o diretor-geral da pasta, Maurício Souza da Rosa e Rafael Altenhofer, respectivamente; veterinárias da causa animal de Taquara; o padre Paulo Cesar Rosa; e os vereadores Cris Moraes, de Canoas, Dirceu Linden Júnior, de Igrejinha, e Greici Bomfim Medina, de Sapiranga.


Atividades na Praça Marechal Deodoro

Também no sábado, o encerramento do Mês da Castração contou com diversas atrações na Praça Marechal Deodoro. Teve uma feira de adoção de animais, uma iniciativa do vereador Junior Eltz, com a entrega de um voucher de castração gratuita para quem adotasse um cão ou gato. Quem adotou, pôde levar uma casinha para cães construída pelo Instituto Vitória. No local, também houve a abertura do cadastro para a castração de fêmeas, voltado para a população com renda familiar de até dois salários mínimos.

Entre as outras atrações, houve o show musical com o grupo SRD (Sem Raça Definida), um discurso do padre Paulo Cesar Rosa, que recentemente escreveu o livro “O Despertar da Compaixão”, publicação que aborda sobre o veganismo, doação de ração para cães e gatos, e estandes coletivos como o da Polícia Ambiental.

Além das atividades de encerramento do Mês da Castração, teve a Feira de Artesanato e Agricultura Familiar, coordenada pela Diretoria de Cultura de Taquara, com o apoio de representantes das associações Casa do Artesão e Mãos que Criam.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *