Atividades ocorrem na Praça Marechal Deodoro neste sábado (4)
Neste sábado (4 de dezembro), a partir das 10h, a população de Taquara poderá acompanhar o encerramento do Mês da Castração na Praça Marechal Deodoro.
O local receberá uma série de atividades, como a feira de adoção de animais, show musical, palestra e outras atrações. A iniciativa é organizada pela Prefeitura de Taquara, através da Defesa Civil do Município.
A data inicial do evento seria no sábado passado (27), mas foi adiada devido às condições climáticas.
O evento terá atrações nos dois turnos. Pela manhã, a comunidade terá acesso a diversas atrações, como a feira de adoção de animais, na qual o morador já receberá um voucher de castração gratuita assim que adotar um pet.
A iniciativa também abrirá o cadastro para a castração de fêmeas, voltado para a população com renda familiar de até dois salários mínimos. No local, os moradores interessados devem levar documento de identificação, comprovante de residência em nome do requerente, e comprovante de renda próprio e das demais pessoas que moram na mesma casa.
“Essas cirurgias são realizadas no Castramóvel, e dão sequência ao nosso Mês da Castração, que foi um mutirão de procedimentos no mês de novembro. Desde a retomada deste serviço, 85 fêmeas já foram castradas”, explica o coordenador da Defesa Civil de Taquara, Matheus Modler.
Na parte da tarde, haverá um show musical com o grupo SRD (Sem Raça Definida), e também terá uma palestra com o padre Paulo Cesar Rosa, que lançou recentemente o livro “O Despertar da Compaixão”, publicação que fala sobre o veganismo.
Na Praça, os moradores também poderão doar rações para cães e gatos, e haverá estandes educativos como o da Polícia Ambiental. A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, reforça o convite para as atrações deste sábado.
“Essa é a nossa demonstração de que a causa animal também é prioridade da nossa gestão, para contribuir com a proteção de cães e gatos da nossa cidade”, comenta.
Dados de castrações e lançamento de campanha
Além da série de atividades realizadas, o fechamento do Mês da Castração trará a divulgação dos dados completos das castrações realizadas pelo Castramóvel.
O serviço é voltado para fêmeas em situação de rua, fêmeas abandonadas, famílias cadastradas junto ao Desenvolvimento Social, e residências com mais de dez animais da mesma espécie. Matheus complementa que a estimativa é de que ocorram de 100 a 120 procedimentos ainda neste ano.
Também será lançada neste sábado a campanha “Melhores Amigos – Bicho sente como a gente”, promovida pela Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Rio Grande do Sul. A pasta anunciará no evento que o Município receberá R$ 34 mil para a realização de mais castrações.
“Com este repasse, ampliaremos os atendimentos da cidade, e pretendemos realizar 500 cirurgias nos próximos seis meses”, frisa a Prefeita.
Saiba Mais.