Benefício social pagará R$ 400 por ano para a população atendida no CadÚnico
Moradores de Taquara inscritos no CadÚnico, e que estão cadastrados no Bolsa Família com os critérios válidos até setembro, têm até esta sexta-feira (26) para retirar o Cartão Cidadão Devolve ICMS, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do Município.
A iniciativa do Governo do Estado devolverá recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a população que recebe o benefício social federal.
A partir de dezembro, os beneficiários do cartão receberão um valor de R$ 400, divididos em quatro parcelas que serão pagas a cada três meses. Este dinheiro não pode ser sacado, mas poderá ser utilizado em mercados, farmácias e demais estabelecimentos como um cartão de débito da rede Vero, do Banrisul.
No Município, 1.260 pessoas estão aptas a receber o benefício. Porém, pouco mais de 300 fizeram a retirada do cartão até o momento. “É importante que essas famílias procurem a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação para saber se têm direito a receber o benefício. É algo que vai impactar positivamente em seus bolsos, e também na economia como um todo, pois esses recursos estarão circulando no comércio local a partir de dezembro”, alerta o secretário Maurício Souza da Rosa.
Como proceder
Para retirar o Cartão Cidadão Devolve ICMS, o morador precisa ir até a secretaria portando documento com foto e o número do CPF.
“Todas as dúvidas são tiradas no momento em que a pessoa recebe o cartão, sobre os locais em que pode utilizar, e como conferir o saldo após uma compra, para que ela aproveite o benefício da melhor forma”, explica a escrituária do Banrisul, Claudia Volkweis, que faz a entrega dos cartões.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação fica na Rua Ernesto Alves, 2785, Bairro Jardim do Prado. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h30, e na sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Benefício social
Uma das moradoras beneficiadas é a diarista Maria Aparecida da Rosa, de 55 anos. Ela não sabia que tinha direito de receber o cartão, até ser chamada para a sua retirada. Maria ficou feliz em receber o cartão, pois ajudará nas compras de alimentos para ela e seu filho de 18 anos.
“Estou feliz em receber o cartão, pois esse valor vem em boa hora. Como tudo está caro ultimamente, toda quantia que a gente recebe já ajuda”, conta.
Saiba Mais.