• 23 de novembro de 2024 11:42

Taquara zera fila de espera para mamografias represadas

ByRafaela Andrighi

out 14, 2021

Setor de Marcação de Consultas faz busca ativa de pacientes que aguardam exame

Em fevereiro deste ano, 280 mulheres aguardavam para realizar a mamografia pelo Sistema Único de Saúde em Taquara, exame preventivo no combate ao câncer de mama.

Em oito meses de trabalho, o setor de Marcação de Consultas conseguiu zerar esta espera, que estava reprimida em razão dos efeitos da pandemia e da suspensão dos atendimentos e exames eletivos.

Este foi o caso da industriária Marisa Licks Girardi, 45 anos, moradora do bairro Ideal. Em 2020, devido às restrições, acabou não realizando o exame. No dia 2 de outubro, ela aproveitou o atendimento da Unidade Móvel de Saúde ao lado da Praça Marechal Deodoro para solicitar a mamografia.

“Eu estava passando pelo Centro e vi que estavam fazendo agendamentos e decidi aproveitar”, conta, destacando a importância da prevenção para vencer a doença. Assim como ela, outras três mulheres também fizeram o mesmo.

Para a prefeita Sirlei Silveira, o feito é mérito do trabalho de busca ativa aos pacientes que aguardavam pelo serviço.

“A realização anual do exame é a forma mais eficaz de oferecermos qualidade ao paciente caso positive para a doença. As chances de cura no diagnóstico precoce são altíssimas. Nos colocamos no compromisso de ampliar a oferta de atendimento para cada vez mais moradoras”, ressaltou.

Trabalho de campo

A responsável pelo setor de Regulação de Exames em Taquara, Melissa Oliveira, ressalta que a equipe trabalha constantemente no contato com os pacientes, chamando-os para as consultas e, posteriormente, para buscar o resultado dos exames.

“É uma ação constante, mas que dá resultados. Hoje não há demanda reprimida para mamografias”, contou, lembrando que o governo do Estado oferece para Taquara 134 mamografias mensais, realizadas no Hospital Bom Jesus (HBJ).

A secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, ressalta que o exame é uma forma eficaz de prevenção ao câncer de mama, já que, caso seja constatada a doença, inicia-se o tratamento precoce, impedindo o avanço do tumor.

“É importante que as pessoas façam o autoexame, tocando nos seios com frequência. Neste momento, estamos trabalhando para zerar as ecomamarias e ecotransvaginais. Também estamos com zero fila de espera para nutrição, endoscopia e neurocirurgia”, comenta.

Quem tem direito a mamografias

Todas as mulheres a partir dos 40 anos têm direito à mamografia através do SUS, conforme a lei n° 11.664 de 2010.

Atualmente, o exame é o único capaz de diagnosticar os tumores em estágios iniciais e assintomáticos, isto é, quando não apresenta sintomas e não são palpáveis no auto-exame e no atendimento clínico.

Mulheres mais jovens com histórico de doença na família e homens suspeitos da doença também têm direito ao exame. Para ter acesso, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para o bairro em que se mora e solicitar durante a consulta médica.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *