Setor de Marcação de Consultas faz busca ativa de pacientes que aguardam exame
Em fevereiro deste ano, 280 mulheres aguardavam para realizar a mamografia pelo Sistema Único de Saúde em Taquara, exame preventivo no combate ao câncer de mama.
Em oito meses de trabalho, o setor de Marcação de Consultas conseguiu zerar esta espera, que estava reprimida em razão dos efeitos da pandemia e da suspensão dos atendimentos e exames eletivos.
Este foi o caso da industriária Marisa Licks Girardi, 45 anos, moradora do bairro Ideal. Em 2020, devido às restrições, acabou não realizando o exame. No dia 2 de outubro, ela aproveitou o atendimento da Unidade Móvel de Saúde ao lado da Praça Marechal Deodoro para solicitar a mamografia.
“Eu estava passando pelo Centro e vi que estavam fazendo agendamentos e decidi aproveitar”, conta, destacando a importância da prevenção para vencer a doença. Assim como ela, outras três mulheres também fizeram o mesmo.
Para a prefeita Sirlei Silveira, o feito é mérito do trabalho de busca ativa aos pacientes que aguardavam pelo serviço.
“A realização anual do exame é a forma mais eficaz de oferecermos qualidade ao paciente caso positive para a doença. As chances de cura no diagnóstico precoce são altíssimas. Nos colocamos no compromisso de ampliar a oferta de atendimento para cada vez mais moradoras”, ressaltou.
Trabalho de campo
A responsável pelo setor de Regulação de Exames em Taquara, Melissa Oliveira, ressalta que a equipe trabalha constantemente no contato com os pacientes, chamando-os para as consultas e, posteriormente, para buscar o resultado dos exames.
“É uma ação constante, mas que dá resultados. Hoje não há demanda reprimida para mamografias”, contou, lembrando que o governo do Estado oferece para Taquara 134 mamografias mensais, realizadas no Hospital Bom Jesus (HBJ).
A secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, ressalta que o exame é uma forma eficaz de prevenção ao câncer de mama, já que, caso seja constatada a doença, inicia-se o tratamento precoce, impedindo o avanço do tumor.
“É importante que as pessoas façam o autoexame, tocando nos seios com frequência. Neste momento, estamos trabalhando para zerar as ecomamarias e ecotransvaginais. Também estamos com zero fila de espera para nutrição, endoscopia e neurocirurgia”, comenta.
Quem tem direito a mamografias
Todas as mulheres a partir dos 40 anos têm direito à mamografia através do SUS, conforme a lei n° 11.664 de 2010.
Atualmente, o exame é o único capaz de diagnosticar os tumores em estágios iniciais e assintomáticos, isto é, quando não apresenta sintomas e não são palpáveis no auto-exame e no atendimento clínico.
Mulheres mais jovens com histórico de doença na família e homens suspeitos da doença também têm direito ao exame. Para ter acesso, basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para o bairro em que se mora e solicitar durante a consulta médica.
Saiba Mais.