Projeto criado em agosto atende cerca 50 atletas de 10 a 17 anos
A União Taquarense de Futsal Feminino (UTFF) implementou em Taquara uma escolinha de futsal há cerca de dois meses, voltada a atender meninas de 10 a 17 anos que queiram aprender a praticar a modalidade.
O projeto liderado pela UTFF tem a parceria da Prefeitura de Taquara através do Departamento de Esportes, que cede o ginásio do Parque do Trabalhador para os treinamentos semanais aos sábados, e após as atividades, oferece lanches às jovens atletas.
O projeto é social e totalmente gratuito às alunas. De acordo com o coordenador de esportes de Taquara, Pedro Gabriel Silva de Almeida, que também coordena as escolinhas da UTFF, a iniciativa propõe disponibilizar o acesso ao futsal feminino nos anos finais da infância e adolescência.
“Nós buscamos oferecer as vivências táticas da modalidade desde cedo, pois a ideia é não só formar atletas, como também torná-las cidadãs. O esporte também tem papel importante no lado social, além da parte competitiva”, destaca.
Nesta fase inicial com a escolinha, o objetivo é garantir que mais garotas participem do projeto. São cerca de 50 jovens que treinam neste momento, e para 2022 a meta é ter 60 inscrições.
“Por enquanto não estamos disputando nenhuma competição, e o nosso foco está em desenvolver a iniciação esportiva das atletas”, completa Pedro.
À procura por apoio
O coordenador reforça que o momento também é de busca por apoio e patrocinadores, para que ajudem com os custos de equipamentos para os treinos, além dos professores que treinam as alunas.
“Conseguimos despertar o interesse de muitas meninas a participar da escolinha de futsal feminino. E para isso, também precisamos contar com patrocínio. Toda ajuda é bem-vinda, mas é importante entender a abrangência do projeto, e os parceiros são importantes engrenagens para possibilitar o crescimento da modalidade não só em Taquara mas também em toda a região.”
Interessados em apoiar a escolinha de futsal da UTFF podem entrar em contato pelo telefone (51) 99520-0229, ou através do Facebook (bit.ly/3ljwaY4) e Instagram (instagram.com/uniaotaquarensedefutsal).
Jogadoras destacam a iniciativa
Uma das atletas participantes da escolinha da UTFF é Nicole Monteiro, de 13 anos, que começou a treinar por indicação de sua cunhada, que é atleta da equipe. Ela adorou a iniciativa, destacando a importância de ter perto de casa um time para treinar futsal com outras meninas.
“Gosto muito das aulas. Aprendi muita coisa nestes primeiros meses de projeto. Eu sempre gostei de jogar futsal, e como é muito difícil de encontrar uma escolinha feminina, foi muito legal conhecer o pessoal”, comemora.
Quem também é aluna assídua da escolinha é Lívia Macedo Carravetta, de 14 anos, que joga desde os oito anos de idade, e deseja virar uma atleta profissional.
“Gosto bastante dos treinos realizados, principalmente os coletivos de condução da bola. Quero aprimorar no esporte e integrar as categorias de base de um grande clube, para quem sabe me tornar uma atleta profissional”, ressalta.
Saiba Mais.