Centelha do Fogo Simbólico foi acesa na Praça Marechal Deodoro
Começou nesta quarta-feira, 1º de setembro, a Semana da Pátria na cidade de Taquara, em alusão às comemorações do feriado do Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro.
O ato que abriu os trabalhos da celebração no Município foi com o acendimento do Fogo Simbólico da Pátria, na Praça Marechal Deodoro, e contou com a presença de autoridades, bandas marciais de escolas e população em geral. A programação segue até o dia 7 de setembro.
O tema da 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria é o Hino Nacional Brasileiro. O tema estadual é a Força Expedicionária Brasileira e a participação de gaúchos na Segunda Guerra Mundial.
A nível municipal, o tema é “Identidade e Pertencimento: uma educação para todos”. Presente no evento, a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, destacou a importância de estabelecer uma identidade com o Município, o Estado e o Brasil.
“Sou professora e estou prefeita. Imagina o coração de uma professora participando deste momento. Me enche de orgulho ver as crianças, que representam o futuro, que assumirão o comando da nossa cidade, para que tenhamos uma pátria resguardada. A semana faz com que reflitamos sobre nossa identidade com a pátria, o amor pela cidade, pelo Estado e pelo país em que vivemos.”
Em sua fala, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira, refletiu sobre a importância do civismo, que é admiração pela pátria.
“Desejo que possamos resgatar em nosso cotidiano as nossas ações de civismo. Que sejam dias para a reflexão e para valorizar nossas ações de empatia, que envolve o cuidado conosco e com o outro”, frisa. Também presente na cerimônia, o presidente da Câmara de Vereadores de Taquara, Adalberto Soares, ressaltou que a chegada do Fogo Simbólico representa a união entre os povos. “Que esta semana seja de praticarmos o civismo e o patriotismo.”
A cerimônia também contou com a presença das bandas marciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Elsa Martins, do Colégio Municipal Theóphilo Sauer, e da Banda de Lata da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Leichtveis (EMEL).
Programação:
- 1º a 7/9 – 8h30 e 17h – hora cívica na Praça Marechal Deodoro, com o hasteamento e arriamento da bandeira nacional, por entidades e escolas.
- 2/9 – 8h30 e 17h – hora cívica na Secretaria Distrital da Padilha, com o hasteamento e arriamento da bandeira nacional, por escolas da região
- 3/9 – 8h30 e 17h – hora cívica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Leichtveis (EMEL), em Fazenda Fialho, com o hasteamento e arriamento da bandeira nacional, por escolas da região
- 05/09 – 15h – apresentação das bandas marciais das escolas municipais, no Parque do Trabalhador
- 6/9 – 8h30 e 17h – hora cívica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Vicente Neves Filho, em Pega Fogo, com o hasteamento e arriamento da bandeira nacional, por escolas da região
- 7/9 – 14h – acendimento da Chama Crioula e distribuição aos CTGs e Piquetes da 22ª Região Tradicionalista
- 7/9 – 17h – hora cívica na Praça Marechal Deodoro, com o arriamento da bandeira nacional, por entidades e escolas; extinção do Fogo Simbólico da Pátria e encerramento das comemorações.
Saiba Mais.